contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Educadores de Padre Marcos participam de capacitação

O Encontro Pedagógico faz parte das atividades para o início do ano letivo que está previsto para o dia 05 de março

| segunda-feira, 26 fevereiro , 2018

Na ultima sexta-feira (23) encerrou-se a semana pedagógica da rede municipal de Padre Marcos-PI, que teve início na última terça-feira (20). O evento ocorreu durante três dias na Creche Tia Guida, e contou com a presença do Secretário de Educação Eraldo Gomes, e da Secretária de Administração Thuanny Mikaela.

A semana pedagógica deste ano teve como tema “A escola e os seus desafios atuais “, onde contou com várias apresentações culturais durante todo o período do evento, e também uma palestra ministrada pelo professor de História e atual presidente da associação das secretarias estaduais, Antônio Silva, do município de Tanque do Piauí.

Durante o decorrer da semana pedagógica foi realizada também palestras motivacionais ministradas pela psicóloga Amanda Brito, com o tema “Influência da motivação e das relações humanas na construção do coletivo educacional”.

Ainda na grade de programação, já na quarta-feira (21), ocorreu a conferência para discussão de políticas públicas para o setor da educação.

Depois de toda a semana pedagógica, as aulas da rede municipal em Padre Marcos terão início na segunda-feira (05/03), onde todo alunado, que são cerca de 1400 alunos, contabilizando zona rural e urbana, retornarão as salas de aula em todo município.

Durante o encerramento na ultima sexta-feira. O secretário de Educação Eraldo Gomes destacou em seu discurso o papel importante do professor na pré-escola. “ A gente fica encantado com as salas de aula quando a gente entra, trouxe coisas diferentes que a gente percebeu que vocês pegaram as ideias e vão produzir e vão colocar elas em prática em sala de aula. A pré-escola ela exige muito do professor, mais do que até as outras modalidades de ensino. Vocês são capazes também de produzir em casa e levar para sala de aula, não é só o brinquedo comprado, não é só o jogo comprado que funciona não, muita coisa dá para a gente produzir em casa e levar para nossa sala de aula, dá para confeccionar um boliche por exemplo, criar vários jogos para entreter uma criança”, disse.

Eraldo Gomes ainda agradeceu pela presença dos professores, enfatizando a escolha dos mesmos para a modalidade. “Queria agradecer muito por vocês terem participado essa semana com a gente, muito obrigado pela presença de vocês, sei que vocês são capazes, a gente escolheu realmente a dedo pessoas para estarem nessa modalidade de ensino, e o que nós esperamos é que Deus nos abençoe nesse ano como nos abençoou no ano passado, e que as coisas deem certo para todo mundo”, afirmou.

O professor de História, e pós-graduando em Recursos Humanos, Antônio Silva, falou sobre o objetivo de sua palestra e sobre a importância do plano educacional para os municípios. “ A palestra consisti no fortalecimento das políticas públicas educacionais, tratando do plano municipal de educação de Padre Marcos, é falar de uma política que não é de 2 a 3 anos, mas é um plano que é para 10 anos de duração, então esse é um plano que deve ser democratizado o seu acesso, ele existe desde 2015, porque todos os municípios tiveram que criar, de acordo com o PNE- Plano Nacional de Educação, de 2014 que obrigava os municípios a criarem um plano municipal de educação para trabalharem políticas educacionais durante 10 anos, então o plano não é de governo, é um plano de estado, é do município por durante 10 anos, o plano é pensado para atender a necessidade de aprender que os alunos tem”, relatou.

.

 

Por: Maycon Brenno/Piauí em Foco