contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Saúde aprova estratégias para aumentar captação de córneas

O objetivo do grupo é integrar os hospitais públicos da capital para que as notificações de possíveis doadores sejam realizadas em tempo hábil

Redação | segunda-feira, 11 dezembro , 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou, na reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) desta segunda-feira (11), a criação de um grupo de trabalho para ampliar a rede de captação de córneas no estado para a realização de transplantes. O grupo terá integrantes dos hospitais da rede estadual de saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

O objetivo do grupo é integrar os hospitais públicos da capital para que as notificações de possíveis doadores sejam realizadas em tempo hábil para a realização da doação, como explica a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Lourdes Veras.

“Visando aumentar o número de notificações para captação de córneas, aprovamos na CIB a ampliação da rede de doação na nossa capital para que possamos, em tempo real, sabermos o momento em que haja um possível potencial doador em nossos hospitais, e assim chegarmos a tempo de entrevistamos a família. Com a integração da rede vamos conseguir um número maior de doações”, destaca.

De acordo com os números do Sistema Nacional de Transplantes, no Piauí 385 pessoas aguardam por uma doação de córnea. No Piauí foram realizados até novembro deste ano 124 captações de córneas, já superando 2022, onde no ano todo 104 foram concretizadas.

“Essa comunicação, por meio das redes, passa a ser fundamental para que possamos entrevistar a família em qualquer unidade de saúde de nossa capital, uma vez que após a parada cardíaca temos até seis horas para realizar a retirada desse tecido”, lembra Lourdes Veras.