contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

São José do PI realiza ações de rastreio do câncer de próstata

A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os homens em relação aos cuidados com a saúde e a importância do rastreio do câncer de próstata

| quarta-feira, 23 novembro , 2022

A Prefeitura de São José do Piauí, através da Secretaria de Saúde, está promovendo ações, nas unidades de saúde do município como parte da Campanha “Novembro Azul”. A iniciativa visa conscientizar cada vez mais os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros.

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças masculinas, mesmo na ausência de sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu nesta terça-feira (22/11) palestras, consultas e exames de PSA para homens a partir de 40 anos.

Foi oferecido também um café da manhã e promovido à realização sorteios de brindes e dinâmicas envolvendo todo o público alvo.

Na ocasião a secretária de Saúde, Rosemary Leal de Moura Bezerra, falou da importância dos cuidados com a saúde do homem, Doutor Guilherme fez uma explanação sobre os fatores de riscos, prevenção do câncer de próstata e a importância dos exames para um diagnóstico precoce.

Câncer próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens depois dos 40 anos com fatores de risco, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.