contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Nova pesquisa aponta ampla vantagem de Pablo sobre Gil

Na pesquisa estimulada, Pablo lidera com folga, com 58,88% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito, Gil Paraibano, aparece com 23,75%

Redação | segunda-feira, 4 março , 2024

O Instituto Credibilidade divulgou mais uma rodada de pesquisa feita para captar a intenção de votos para a Prefeitura de Picos. Os prováveis candidatos já se movimentam visando concorrer ao executivo municipal. As convenções partidárias, no entanto, só acontecem em julho, e as pré-candidaturas postas já esboçam como deverá ser o cenário eleitoral.

Os números da nova pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (04) e mostram o pré-candidato Pablo Santos (MDB) com uma vantagem expressiva. O deputado estadual, na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, lidera com folga, com 58,88% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito, Gil Paraibano (PP), aparece com 23,75%. Um total de 15,37% não sabe em que votar ou não opinaram e 2% disseram que vão anular o voto.

Na pesquisa espontânea, quando não são sugeridos os nomes dos prováveis candidatos, Pablo Santos apresenta 41,32% das intenções de votos, contra 20,56% de Gil Paraibano. Um percentual de 34,93% não sabe em quem votar ou não responderam e 2,20% disseram que vão anular o voto. O ex-prefeito Zé Neri e o coronel Viana foram citados por 0,40% e o deputado Nerinho por 0,20%.

O Credibilidade também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Neste cenário, o prefeito Gil Paraibano aparece com 54,29%, liderando o índice de rejeição. Já Pablo Santos aparece com 11,38%.

O levantamento também sondou a opinião dos entrevistados sobre a administração do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). A gestão foi avaliada positivamente pelos entrevistados, obtendo 70,06% de aprovação dos entrevistados. Os que não aprovam somaram 13,57% e os que não opinaram foram 16,37%.

O instituto perguntou a opinião dos entrevistados sobre a administração do prefeito Gil Paraibano. A gestão do prefeito é desaprovada por 70,06% e aprovada por 29,14%.

Ficha Técnica

A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº PI-06876/2024 e foi realizada no período de 28 de fevereiro a 01 de março de 2024, com um total de 500 entrevistados, distribuídos entre a zona urbana e a zona rural. A metodologia utilizada envolveu uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda, utilizando entrevistas domiciliares e individuais, através de tablets/smartphones, com uma margem de erro de 4,4% para mais ou para menos e uma margem de confiança de 95%.

As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: Sede Urbana – Centro, Aerolândia, Belo Norte, Junco, Boa Vista, Bomba, C. da Várzea, Catavento, COHAB, Conduru, DNER, Ipueira, Matadouro, Morada do Sol, Pantanal, Papelão, Paraibinha, Parque de Exposição, Pass. Das Pedras, Pedrinhas, Paroquial, Samambaia, São José. Zona rural – Bocolor, Capitão de Campos, Cajazeiras, Carnaíbas, C. do Mucambo, Coroatá, Curralinho I, Fátima do PI, G. dos Galdinos, J. dos Monteiros, L. Comprida, L. dos Felix, Mirolândia, Tabatinga/ Tanque, Torrões, T. dos Pios/Cristovinho e Umari/Saquinho.

Fonte: GP1