contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Francisco Costa é eleito novo presidente da Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde é permanente e é responsável, dentre outras atribuições, por debater e votar proposições relativas à saúde em geral

| quinta-feira, 7 março , 2024

O deputado Dr. Francisco (PT/PI) foi eleito, na noite desta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, com 28 votos a favor e cinco em branco. A escolha dos parlamentares para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes ficou para a próxima semana.

No breve discurso de agradecimento, Dr. Francisco agradeceu a oportunidade e afirmou que deseja “partilhar a condução dos trabalhos com todos e contar com a colaboração de cada um para, com muito diálogo, conduzir os trabalhos desta Comissão, cujas decisões têm alto impacto na vida da população brasileira”.

Perfil

Dr Francisco (PT/PI) está no primeiro mandato de deputado federal, foi o relator da Medida Provisória que recriou o Bolsa Família e é autor do projeto de lei 529/24 que cria a Política Nacional de Combate à Dengue, à Febre de Chikungunya e à Febre Zika.

Médico graduado pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, endocrinologista, atuou como plantonista, na Equipe de Saúde da Família e socorrista do SAMU. Perito médico legista, ex-secretário estadual de saúde, ex-prefeito de São Francisco do Piauí, deputado estadual integrante da Comissão de Saúde, ele tem amplo conhecimento das dificuldades enfrentadas e propostas que tramitam na área. Defensor do SUS (Sistema Único de Saúde), tem atuação parlamentar voltada para descentralizar, ampliar o acesso e a qualidade do atendimento na saúde pública.

Atribuições da Comissão

A Comissão de Saúde é permanente e é responsável, dentre outras atribuições, por debater e votar proposições relativas à saúde em geral, SUS, organização institucional da saúde no Brasil, campanhas de saúde pública, instituições privadas de saúde, Bioestatística e imunizações; Higiene, educação e assistência sanitária, medicinas alternativas, atividades médicas e paramédicas, controle de medicamentos e alimentos, recursos humanos para a saúde, seguro de acidentes do trabalho urbano e rural, Indústria químico-farmacêutica, patentes de fármacos.