contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Polícia alerta sobre cuidados com compras on-line

De janeiro a agosto deste ano, a DRCI registrou mais de 10.500 denúncias por crime de estelionato, sendo 3.149 casos através do ambiente virtual

Redação | quinta-feira, 14 dezembro , 2023

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), faz um alerta para os cuidados com compras on-line neste fim de ano. Os clientes precisam estar atentos para evitar cair em golpes virtuais.

De janeiro a agosto deste ano, a DRCI registrou mais de 10.500 denúncias por crime de estelionato, sendo 3.149 casos através do ambiente virtual. O número representa um aumento de 15% nos crimes virtuais, em comparação com 2022.

Segundo o delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, hoje com a popularização da internet e o alcance com vários usuários fazem com que seja um ambiente atrativo aos criminosos.

“Cada vez os usuários precisam tomar cuidado com o fazem na internet, por onde travegam, ainda mais agora no fim de ano, quando as pessoas fazem muitas compras, clicam em vários links e às vezes levam para sites e WhatsApp falsos tentando prejudicar os usuários. É muito importante que as pessoas tenham alguns cuidados para não serem vítimas”, orientou.

Veja algumas dicas para evitar golpes nas compras on-line:

Não acesse links despretensiosos, que aparecem de repente nos perfis de redes sociais;

Desconfie de sites com promoções vantajosas;

Procure os sites de lojas oficiais;

Faça o print da compra;

Tome cuidado com os dados pessoais oferecidos;

Dê preferência para pagamento com cartão de crédito;

Verifique o destinatário em caso de pagamento em PIX.