contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Vereadores debatem projetos que viabiliza crescimento do município

Os parlamentares apresentaram requerimentos solicitando investimentos no municípios que venham melhorar a vida dos picoenses

| sábado, 19 outubro , 2013

Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (17), os parlamentares picoenses lamentaram a perda do empresário e sargento aposentado do Exército Brasileiro, José Bertino de Vasconcelos Filho. Na ocasião estava presente o presidente da casa, vereador Hugo Victor (PMDB), demais vereadores, Diógenes Medeiros (PPS); Antônio Afonso (PP); Fátima Sá (PSDB); Evandro Reis (PTB); Iata Rodrigues (PSB); José de Arimatéia “Maté” (PSL); José Luís (PSB), Wellington Dantas (PT); Valdívia Santos (PSB); Simão Carvalho (PMDB); Toinho de Chicá (PMDB); Renato (PSB) e Rinaldinho (PSB)

Sessão ordinária - Foto: Marinalva Ribeiro

Sessão ordinária – Foto: Marinalva Ribeiro

Iniciando os debates da tarde o vereador Iata Rodrigues solicitou do Governo do Estado providências junto aos órgãos competentes para impedir a saída do 3º BEC da cidade de Picos. De acordo com o parlamentar há possibilidades de ocorrer à retirada da instituição do município, caso o Governo Federal não viabilize obras para o órgão executar. Para Iata Rodrigues, se realmente houver o fechamento causará grandes impactos, tanto na segurança como na economia de Picos. Em outro requerimento pede o envio de votos de pesar aos familiares enlutados do Empresário e sargento aposentado do Exército Brasileiro José Bertino de Vasconcelos Filho.

Logo após o vereador Evandro Reis chamou atenção dos demais colegas para a questão da seca, que continua assolando a cidade de Picos e o estado do Piauí. De acordo com Evandro Reis, os governantes não tomam providências necessárias para resolver o problema da seca do Nordeste. “Nós estamos passando por dificuldades, as empresas, o cidadão comum, o produtor rural está passando por dificuldades”, relatou.

Em seguida a vereador Toinho de Chicá solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, a construção de uma quadra de esportes no povoado Angical dos Domingos. “É uma obra que vai trazer o lazer para aquele povo, daquela região”, disse. Em outro requerimento Toinho requer da Eletrobrás, que seja transformada de monofásica para trifásica a rede elétrica de Angical a Tabatinga.

Posteriormente o vereador Diógenes Medeiros fez uso da palavra para se solidarizar com os familiares do empresário José Bertino e a família do presidente da casa, em decorrência do falecimento de Francisco Hugo Saunders.

Simão Carvalho prosseguiu com os debates e fez o seu pronunciamento. Simão requer da Prefeitura Municipal de Picos, através do DMT, que sejam colocadas placas de sinalização e indicativas nas estradas vicinais do povoado Cristovinho e região. Em outro requerimento o Edil requer da Eletrobrás Piauí, que seja transformada de monofásica para trifásica a rede elétrica das seguintes comunidades: Valparaiso (parte); Cristovinho (parte); Curralinho I e II; Junco dos Monteiros e Bocolô. De acordo com Simão Carvalho os moradores estão sofrendo com as quedas de energia. “Hoje não se pode ligar um poço, que às vezes a energia cai e poderá prejudicar e queimar uma bomba e aquela comunidade não ter água”, disse.

A vereadora Fátima Sá foi à sexta a subir na tribuna. Fátima solicitou da Prefeitura Municipal, que seja feito o empiçarramento da ladeira de acesso ao povoado Tabuleiro dos Pio. Fátima pediu ainda a construção de uma Casa Abrigo para as crianças. “Muitas vezes o conselho tutelar não pode atuar, porque não tem pra onde levar essas crianças”, argumentou.

Sétimo a falar o vereador Wellington Dantas solicitou da Secretaria Municipal de Educação, que seja incluída nas escolas da rede municipal de ensino a disciplina “Educação de Trânsito”. “Para que nossa população a partir já do ensino fundamental possa se educar melhor em relação ao trânsito, ao seu comportamento diante das leis de trânsito”, frisou.

Em seguida o presidente da casa, vereador Hugo Victor falou da necessidade de uma sessão extraordinária na próxima semana para deliberar projetos da Prefeitura Municipal. Dentre eles o Plano de Cargos, Carreira e Salários para os servidores municipais; criação da Coordenação e Conselho da Mulher e regulamentação em lei das gratificações para os guardas municipais.

Na sequência o vereador Maté requer da Prefeitura Municipal de Picos, que seja feita limpeza e pintura nos cemitérios do bairro Ipueiras e dos Povoados: Umarí e Lagoa Comprida. Maté parabenizou a todos os professores pela passagem do seu dia. “É uma classe que eu admiro muito, porque para mim é uma classe que merecia ganhar mais do que ganha”, acrescentou.

Por último o vereador Rinaldinho agradeceu ao Governador do Estado pelas ações que serão entregues na cidade de Picos. Rinaldinho cita o asfaltamento de várias ruas do município. O parlamentar destacou que o gestor estadual já autorizou projeto e licitação para implantação de um Instituto Médico Legal (IML) em Picos.

Outros requerimentos aprovados na sessão
Requerimento do vereador Hugo Victor, solicitando da Prefeitura de Picos, através da Coordenação de Limpeza Pública, que seja feita uma limpeza geral em todas as ruas do bairro Pantanal, de modo especial, a retirada dos entulhos nas proximidades da parada final do ônibus coletivo.

O vereador José Luís, solicitou da Prefeitura Municipal, a recuperação da estrada vicinal que liga a BR-316 do povoado Fátima do Piauí até a Chapada do Mucambo, com o ramal que dá acesso à localidade Chapadinha.

Vereador Antônio Afonso, requer do Prefeito Municipal de Picos que seja feita a conclusão da construção da escada que liga a Rua João XXIII no bairro Paroquial ao bairro Aerolândia.

Vereador Edilson Carvalho, solicitou da Prefeitura de Picos, que seja feita a construção de uma ponte sobre o rio guaribas, ligando o bairro Boa Vista ao bairro Aroeiras do Matadouro.