contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira

A vacinação é destinada tanto às meninas que já receberam a primeira dose no mês de março, quanto àquelas que ainda não receberam

| domingo, 21 setembro , 2014

A partir da próxima segunda (22), as escolas públicas e particulares da capital receberão as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que irão vacinar as adolescentes de 11 a 13 anos contra o HPV, vírus que causa o câncer de colo de útero.hpv23232

A vacinação é destinada tanto às meninas que já receberam a primeira dose no mês de março – período em que o Ministério da Saúde implantou a imunização na rede pública de saúde – quanto àquelas que ainda não receberam a primeira dose. Foi elaborado um cronograma de visitação junto com a direção das escolas para mobilizar as alunas. “É necessário que a garota leve o seu cartão de vacina, pois para receber a segunda dose é preciso que seja comprovado que ela tomou a primeira”, ressalta o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Desde o último dia 8 de setembro, as Unidades de Saúde do município já estão vacinando contra o vírus do HPV. Equipes volantes estão ainda se deslocando aos locais ainda não cobertos pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Em Teresina, 20.868 meninas já receberam a primeira dose, na primeira etapa da campanha ocorrida em março.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.