contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Uso da água da Barragem de Bocaina será racionado

O reservatório só tem armazenado 22% de sua capacidade, percentual de água muito abaixo da necessidade da região

| domingo, 22 junho , 2014

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) determinou novas regras para o uso da água armazenada na Barragem de Bocaina, no Sul do Piauí. Segundo o secretário da Semar, Mário Angelo de Menezes, a medida foi tomada devido aos graves problemas enfrentados na região com a seca.

Barragem de Bocaina recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água em duas semanas (Foto: Gil Oliveira/ G1)

Barragem de Bocaina recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água em duas semanas (Foto: Gil Oliveira/ G1)

De acordo com a Secretaria, o reservatório só tem armazenado 22% de sua capacidade. “Esta porcentagem é muito pouca para o potencial da barragem que abastece as cidades de Bocaina, Sussuapara, Picos e outras da região”, revelou Mário.

O secretário também destacou que a barragem abastece o Rio Guaribas e existem pessoas que depende de alguma forma da água que é liberada pelas comportas da barragem. “Essa região sobrevive da agricultura e depende desse potencial econômico que necessita de água”, disse Mário.

Com as novas regras haverá um regramento do uso da água da barragem. “Essa decisão foi tomada após uma reunião entre moradores, Ministério Público e os órgãos competentes, onde ficou decidido que de domingo a quarta-feira, de 7h às 11h usarão a água os moradores de Picos. Já de quinta-feira a sábado, durante o mesmo horário, se beneficiaram com a barragem os moradores das cidades de Bocaína e Sussuapara”, explicou Mário Angelo.

Fonte: g1.pi