contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

UBS realiza atividades de promoção a saúde

Cerca de 60 pacientes participaram na tarde desta quarta-feira de uma série atividades promovidas pela Unidade Básica de Saúde

| sexta-feira, 22 novembro , 2013

Cerca de 60 pacientes participaram na tarde desta quarta-feira, (20/11), de uma série atividades promovida pela Unidade Básica de Saúde do bairro Aerolandia em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF 1B. A equipe que compõem a UBS criou o grupo de Promoção Integral da Saúde: Promover saúde é ensinar as pessoas a permanecerem saudáveis. O evento que teve inicio no ultimo dia 14 de novembro tem como objetivo disseminar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a população do referido bairro.

60 pacientes participaram das atividades - Foto: Ascom

60 pacientes participaram das atividades – Foto: Ascom

“Começamos dia 14, nós aproveitamos o intuito do dia mundial de combate ao diabetes, convocamos os pacientes, e a principio tiveram a avaliação do risco cardiovascular, aferimos pressão, vimos a glicemia para ver se tinha risco ou se era portador de diabetes e passaram também pela avaliação do nutricionista, onde já fez a orientação individual falando a dieta adequada para cada paciente”, frisou a enfermeira Sanye Elayne.

Hoje os pacientes tiveram atividades de alongamento, fisioterapia respiratória, aeróbica, caminhada pela comunidade e finalizou com uma dança. De acordo com a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do bairro aerolandia, a enfermeira Sanya Elayne, a ação é uma exigência do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) que consiste na criação de programas que promovam a saúde da comunidade.

“Então já que temos um risco elevado de pacientes com problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos e pessoas com sobrepeso e ate mesmo obesidade, nós pensamos em criar um grupo que englobasse todas essas doenças, que foi o grupo de Promoção Integral da Saúde do PSF Aerolandia, com intuído de promovermos a saúde, ensinando as pessoas permanecerem saudáveis”, ressaltou Sanye Elayne.

O programa será desenvolvido todas as quartas – feiras, a partir das 17 horas, após o atendimento do PSF. A ação tem a parceria também da educadora física Gildelany Sousa, das nutricionistas Alinne Albuquerque e Nanda Fernandes da Universidade Federal do Piauí, das enfermeirandas Wallquiria Morais , Hisla Nascimento e Suzy Arianne e da enfermeira Deyse Carvalho.

Ascom SMS