contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Terapia Renal recebe reforço de mais de meio milhão de reais

O recurso vai ampliar a prestação dos serviços oferecidos através de atendimento ambulatorial custeado pelo SUS

| terça-feira, 22 dezembro , 2015

A cidade de Picos é um importante polo em saúde no Estado do Piauí e nesse final de semana recebeu novos recursos para ampliar a prestação dos serviços oferecidos através de atendimento ambulatorial custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS.Pe-Walmir-Lima-recursos-nefrologia-Picos-768x576

Em cerimônia realizada em Teresina nesse sábado, 19, às 11:00h, no Palácio do Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, assinou Portaria que destina mais de 520 mil reais anuais para serem investidos em Picos no serviço de atendimento ambulatorial na área de nefrologia.

Estiveram presentes à solenidade o Governador Wellington Dias, a Vice-Governadora Margarete Coelho, o Senador Ciro Nogueira, entre prefeitos do interior do Estado e outras autoridades.

O Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, fez questão de participar do encontro e explicou a importância do reforço orçamentário: “Picos atende a muitos pacientes que não são apenas da nossa cidade. Nossa rede de saúde pública atende a uma Macrorregião que conta com mais de 40 municípios e todo recurso para investimento nesse atendimento é bem-vindo e nos alegra por aumentar a nossa capacidade de atender cada vez melhor a toda essa demanda”.

O Secretário de Saúde, José Venâncio de Sousa, o Dudé, que também esteve presente, enfatizou a fala do Ministro da Saúde que garantiu a instalação de um centro de oncologia em Picos: “O Ministro ressaltou a necessidade urgente de descentralização do serviço de saúde no Piauí para acabarmos com o procedimento da ‘ambulanciaterapia’, que fica deslocando pacientes do interior para a Capital por falta de condições de realizar o tratamento necessário em suas cidades de origem. Com essa proposta de descentralização, garantiu a vinda para Picos de um Centro de Atendimento em Traumato-Ortopedia e Oncologia, dois serviços vitais para que possamos atender mais rapidamente e com qualidade pacientes que muitas vezes sentem reflexos negativos em seus tratamentos por terem que se manter afastados da família e arcando com custos de transporte e permanência na Capital que extrapolam o orçamento dessas famílias, isso, além do grande impacto no emocional desses pacientes. Acreditamos no Ministro, na sua boa vontade e competência, como médico e como deputado federal que conhece a fundo o nosso Estado, e estamos confiantes que esses investimentos serão concretizados em breve e nosso povo poderá começar a realizar tratamentos mais complexos sem ter que se ausentar de suas casas e suas famílias”, ressaltou Dudé.

Segundo o Secretário de Saúde de Picos, duas clínicas atendem pacientes que necessitam de tratamento em nefrologia: O Centro de Terapia Renal e o Instituto dos Rins. Com mais esse reforço no orçamento anual, já estarão garantidos 650 mil reais por ano, para atendimento da população residente no território do Vale do Guaribas, num total de 42 municípios.