contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Sobe para 36 o número de casos de microcefalia no Piauí

Wellington Dias vai decretar situação de emergência em Alegrete, Santana do Piauí e Avelino Lopes, devido o alto índice de infestação do mosquito

| sábado, 28 novembro , 2015

O governador Wellington Dias (PT) decretou estado de emergência e alerta no Estado para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da zika vírus, e seria um dos vetores para a microcefalia em bebês. O Ministério da Saúde comunicou que o Piauí já registrou 36 casos de microcefalia em recém-nascidos. Em reunião no Palácio de Karnak, Wellington Dias informou que vai decretar situação de emergência em três municípios: Alegrete, Santana do Piauí e Avelino Lopes, devido o alto índice de infestação do mosquito. Dez cidades está em situação de alerta, inclusive Teresina.asasasasasa

Durante entrevista após a reunião no Karnak, o governador admitiu que o governo pode ter responsabilidade no aumento dos casos de dengue na capital. Segundo ele, em 2007, houve um grande índice e logo em seguida, uma grande redução. “Porém o número cresceu porque alguns relaxaram e não houve a prevenção devida”, declarou o governador.

Segundo ele, o Estado agora trabalhará em alerta pela incidência dos casos de microcefalia registrados . “Vamos envolver toda a população em um trabalho onde o objetivo será matar o mosquito da dengue e evitar que ele se propague”, completou.

Há 153 municípios onde não foram registrados casos da doença, mas segundo o governador isso se deve ao fato de os sistemas não estarem sendo atualizados nos municípios. ” Vamos trabalhar usando todas as possibilidades. De um lado a educação, convencer as pessoas a limpar o seu quintal e sua casa e iniciar uma nova etapa contra o mosquito. Pedimos a rede de saúde para cuidar em fazer as notificações nos municípios para que possamos acompanhar os casos. Cada um fazendo a sua parte, vamos vencer.”, declarou Wellington Dias.

Fonte: Cidade Verde