Sem insumos, Fundação vai interromper produção de vacina

Empresa suspenderá produção do imunizante enquanto aguarda chegada do próximo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA)

/ sexta-feira, 14 maio , 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na quinta-feira (13) que interromperá por alguns dias, na próxima semana, a produção da vacina contra Covid-19 até a chegada de uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), no sábado (22).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vacina-eewe-P_4_SAUDE-COVID-CORONAVAC-TRINTA-1-1-1.jpg

A Fiocruz não informou se essa interrupção causará algum impacto nas próximas entregas das doses do imunizante ao Ministério da Saúde, mas disse que, a princípio, o cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras.

Nesta sexta (14), serão entregues mais 4,1 milhões de doses da vacina ao governo federal, totalizando 34,3 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o equivalente a mais de 40% dos imunizantes contra o novo coronavírus disponíveis no país.

Uma segunda remessa de IFA está prevista para chegar somente no fim do mês (29). A Fiocruz não esclareceu, porém, algumas questões levantadas pela reportagem com relação ao atraso na entrega dos lotes de insumo.

A previsão inicial era de que a fundação recebesse, neste mês, quatro lotes do IFA. A primeira remessa deveria ter chegado na última quarta-feira (12). Os outros três estavam previstos para 18, 19 e 26.

No acordo entre a Fiocruz e a AstraZenca estão previstos, no total, o recebimento de 14 lotes do IFA. Até agora, 7 já foram entregues, o equivalente a 38,99 milhões de doses líquidas da matéria-prima para produção da vacina.

Havia a expectativa de que a produção do IFA nacional começasse no próximo sábado, dia 15, conforme anunciou o vice-presidente da instituição, Mario Moreira, em entrevista do Ministério da Saúde, em Brasília, na semana passada.

Mas a instituição informou que, por enquanto, estão ocorrendo, na fábrica, algumas atividades relacionadas ao início do processo de produção, como simulação de operações e treinamento de pessoal. A entrega das vacinas 100% nacionais está prevista para outubro.

Fonte: CNN Brasil

banner megalink Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Veja como foi a live do “Carnafeijão” 2021

Vários artistas se apresentaram na Live do 'Carnafeijão' 2021, evento organizado pelos Casais Paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios

Banner Jerry banner serão motos peças Comercial Ivan

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web