contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Secretaria de Educação incentiva alimentação saudável

Para garantir a segurança alimentar dos alunos é necessário que todos os manipuladores de alimentos estejam empenhados nesse compromisso.

| domingo, 3 agosto , 2014

A Secretaria Municipal de Educação, através da equipe de Alimentação Escolar, promoveu na manhã deste sábado (02), no auditório da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes, capacitação sobre Boas Práticas de Higiene e Alimentação, para merendeiras das 72 escolas da rede municipal de Picos.ASP1

Segundo a nutricionista Helionildes Bizerra a formação busca repassar as técnicas corretas de higienização e manipulação de alimentos, desde a entrega e armazenamento até a distribuição nos refeitórios escolares. Pois, para garantir a segurança alimentar dos alunos é necessário que todos os manipuladores de alimentos estejam empenhados nesse compromisso.

A nutricionista destacou que o papel da merendeira é muito importante e precisa ser desenvolvido com empenho. “Além do manuseio e preparo de alimentos a merendeira precisa repassar aos alunos a educação alimentar como, lavar as mãos, organizar os estudantes para receberem a merenda, saber ouvir, atender bem os alunos e desenvolver atividade de incentivo a bons hábitos alimentares.”

A merendeira na Escola Timóteo Borges de Aguiar, Nayane da Costa, avaliou o momento como positivo e disse que o aprendizado será posto em prática na escola.ASP2

O secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, agradeceu o empenho da equipe de nutricionistas em realizar a capacitação e acompanhar as merendeiras, por meio de visitas às escolas. “Levar uma merenda escolar de boa qualidade aos alunos da rede municipal é uma de nossas preocupações, sabemos que algumas crianças esperam ansiosas por o momento da merenda. A merenda é importante para os hábitos alimentares dos estudantes, o incentivo a boa alimentação pode evitar doenças futuras, entre elas obesidade, hipertensão arterial, mas para isso precisa ser de boa qualidade e contar com bons profissionais que cuidam do manuseio, preparo e distribuição desse alimento.”

A capacitação contou com o apoio de estagiários do curso de Nutrição da UFPI. A professora Neide Sheyla Araújo falou sobre a parceira. “É papel da universidade apoiar a sociedade e os estudantes desenvolvem atividades de boas práticas nas escolas, então é de grande valia para os alunos da nutrição e, também, para a comunidade escolar.”

As participantes participaram de sorteios de brindes e receberam lembrancinhas.