contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Saúde realiza ações de Combate à Hanseniase

Dentro da programação houve blitz educativa, entrega de panfletos e adesivações em veículos, com informações a cerca da doença.

| terça-feira, 4 fevereiro , 2014

Sempre no último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenadoria do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase em parceria com alunos da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos e Agentes Comunitários de Saúde realizaram durante toda a manhã desta sexta-feira (31.01), ações com o objetivo de divulgar a população os principais sinais e sintomas da doença.

hans

As atividades foram desenvolvidas na Avenida Getúlio Vargas, por trás da igreja do Sagrado Coração de Jesus. O local foi escolhido para realização da ação por ter um grande fluxo de veículos e pedestres. Dentro da programação houve blitz educativa, entrega de panfletos e adesivações em veículos, com informações a cerca da doença.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valetim, o objetivo da estratégia é proporcionar o diagnóstico precoce e desta maneira diminuir as sequelas incapacitantes da doença. “Foi uma atividade preventiva, com o intuito de divulgar os sinais e sintomas da doença para a população, pois como a hanseníase é uma doença transmissível, não basta tratar os casos existentes, mais também evitar que novos casos aconteçam. E esse tipo da atividade é justamente para levar informação a comunidade e assim estimulara que as pessoas se previnam das doenças”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa de combate de Hanseníase, mantém um trabalho permanente em todas as unidades básicas de saúde do município. A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, inicialmente a doença se manifesta através de manchas brancas ou avermelhadas na pelé, e o tratamento é feito gratuitamente nos postos de saúde.

Ascom SMS