contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Saúde promove ações de combate ao Câncer de mama

As ações de prevenção e rastreamento do câncer tiveram aconteceram em todos os postos de saúde

| quinta-feira, 31 outubro , 2013

No mês dedicado a saúde da mulher, a cidade de Picos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou durante todo o dia de quarta-feira (30) o OUTUBRO ROSA. Com o tema “Câncer de Mama cuidar da saúde e um gesto de amor à vida”, foram desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município um leque variado de atividades direcionado a saúde e bem estar feminino.

As ações de prevenção e rastreamento do câncer de mama tiveram inicio às 8h e seguiram ate as 17 horas. O evento reforça o compromisso da atual gestão com ações que beneficiem diretamente as mulheres.

Além das Unidades Básicas de Saúde, a Clinica Integrada de Saúde da Mulher, CLISAM, realizou palestras com Orientações sobre Auto Exame e Câncer de Mama, assuntos abordados para esclarecer dúvida. As palestras aconteceram ao mesmo tempo em que teve atendimento médico. A enfermeira Elvira Marques foi uma das palestrantes.

“Nós estamos desenvolvendo essa política de atenção a saúde das mamas nas mulheres picoenses, o combate ao câncer de mama é desenvolvido durante todo o ano, mas devido ao Outubro Rosa as ações são mais enfatizadas, então hoje varias ações foram oferecidas ao publico feminina, para se ter uma ideia, aqui em Picos nos últimos três anos dez mulheres foram a óbito por câncer de mama, e nos últimos quatro meses já detectamos dez casos de mulheres com diagnóstico câncer de mama”, frisou Elvira Marques, enfermeira.

Nesta sexta-feira dia “D” da campanha as Equipe de Saúde da Família (ESF) ofereceram os seguintes serviços: Auto-exame de mama, encaminhamentos para realização de mamografias em mulheres com mais de 40 anos e avaliação do índice de massa corporal, já que a obesidade na pós-menopausa aumenta o risco relativo do câncer de mama, que é o de maior incidência entre as brasileiras e também o que mais mata mulheres no país.

O objetivo foi chamar a atenção e sensibilizar a população, principalmente as mulheres, sobre a necessidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento contou com a presença maciça das mulheres de Picos e foi aberto ao público. A ginecologista, Dª Debora Moura, alertou que o ideal é que as mulheres façam o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos, caso tenha um histórico da doença na família, é importante que comece a se examinar um pouco antes, a partir dos 35 anos.

Ascom SMS