contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Saúde oferece tratamento contra o fumo

O tratamento tem a duração de 12 meses e inclui o uso de medicamentos para tratar a dependência química e uma abordagem semanal

| sábado, 11 janeiro , 2014

O Ministério da Saúde ampliou o tratamento contra o fumo oferecido pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora a atenção às pessoas tabagistas deverá ser realizada em todos os pontos de atenção do SUS, prioritariamente nos serviços de Atenção Básica.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate ao tabagismo no intuito de reduzir o índice de fumantes em Picos. Nesta segunda – feira, 06, a Coordenação Municipal do Programa de Tratamento do Tabagismo iniciou uma campanha com 20 pacientes da Unidade Básica de Saúde do Bairro aerolandia, que fazem uso do cigarro. O tratamento inclui a avaliação clinica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo, e, se necessário, terapia, medicamentosa, cujas diretrizes clinicas serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde – MS, como também definidas no Município.

as

“O tratamento tem a duração de 12 meses e inclui o uso de medicamentos para tratar a dependência química e uma abordagem semanal, ou seja, reuniões para que os pacientes compartilhem experiências, e desenvolvam hábitos mais saudáveis, entre outras coisas, o projeto também busca sensibilizar as pessoas da importância de se combater o cigarro”, frisou a coordenadora municipal de controle do tabagismo, Micherlla de Brito.

Este ano, o Programa de Controle do Tabagismo estará funcionando nas 30 unidades básicas espalhadas por toda a cidade. Esse método tem como objetivo incentivar o abandono do tabaco e ajudar o paciente a entender a sua dependência do cigarro e a compreender as dificuldades no processo de parada.

João de Deus Pereira, de 59 anos, começou a fumar ainda mais cedo, aos 12, e diz já ter tentado interromper o hábito, mas sem sucesso. “São mais de 20 cigarros por dias, já tentei largar o fumo por três vezes mais não conseguir, espero que com esse tratamento oferecido pela secretaria de saúde eu consiga parar de fumar”, ressaltou.

Ascom SMS