contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Saúde do homem é tema de mobilização em Padre Marcos

Cerca de 600 homens padremarcoenses estiveram reunidos no Centro de Saúde Municipal participando de ações preventivas

| quarta-feira, 29 novembro , 2017

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde, conduzida pela secretária Maria Lúcia da Silva, assim como fez junto as mulheres ações em alusão ao “Outubro Rosa“, segue neste mês com atividades do “Novembro Azul” – estas em cuidados à saúde do homem, sobretudo no diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata, a doença maligna que mais acomete os homens.

Na manhã desta terça-feira (28), cerca de 600 homens padremarcoenses estiveram reunidos no Centro de Saúde Municipal participando de diversas atividades realizadas por uma equipe multiprofissional da saúde local. Na ocasião, os presentes acompanharam uma palestra ministrada pelo médico, Igor Moura, onde foram explicitadas diversas questões que rodeiam o câncer de próstata, como fatores que aumento a propensão da doença, sintomas e exames de diagnóstico, como o “exame do toque”, rodeado de tabus.

“O interessante é que nós, os senhores, todos nós não tenhamos medo ou vergonha de ir ao médico. Não é por sermos mais ‘casca dura’ que não devemos procurar o médico, achando que aguentamos tudo em casa. Em relação ao tabu do câncer de próstata, que todos tem na cabeça que é preciso fazer o exame do toque, na realidade não é bem assim. Com tudo, as vezes o toque é necessário pois se pode avaliar, de forma sensível, como está a próstata. É um exame simples, rápido, que não deixa sequelas; o desconforto é mínimo, não deixa o paciente com posteriores dores nem machucados. É muito mais confortável e menos desgastante do que exames realizados em mulheres. Por tanto, deixemos então essa ideia de que fazer o exame de toque ou procurar um medico para faze-lo é errado ou vai afetar a nossa masculinidade, pode ter certeza que não”, explicou o Igor Moura durante a palestra.

Na ocasião, foram detalhados ainda alguns sintomas de identificação da doença os quais os homens devem estar atentos, principalmente homens acima dos 40 anos de idade, que são mais acometidos pela doença. Uma das principais características vem de sintomas urinários, com dificuldades para urinar, ou com a urina saindo em jatos/cortada. Em alguns pacientes, devido o inchaço que a doença causa na próstata, o homem precisa fazer esforço para urinar e muitas vezes fica com a sensação de que a bexiga ainda está cheia. Em casos mais avançados, é possível notar a presença de sangue na urina ou no esperma durante a ejaculação, já que 70% do mesmo é produzido pela próstata.

Em Padre Marcos no ano de 2017, foram registrados dois munícipes diagnosticados com o câncer de próstata e que já estão em tratamento na capital Teresina. Porém, temendo que existam mais casos, sobretudo diante do quadro de pouca procura dos homens por médicos, a gestão do prefeito Valdinar Silva irá promover um mutirão de exames de ultrassonografia da próstata, que acontecerá paralelo aos exames de ultrassonografia mamária, para as mulheres. Ao todo, serão oferecidas cerca de 300 ultrassons na localidade Riacho do Padre, no dia 8 de dezembro; e 700 ultrassons na sede da cidade, no dia 9 de dezembro.

“Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental na luta contra essa doença, pois com a identificação no início, as chances de cura do câncer de próstata sobem para mais de 90%. Por isso vamos oferecer os ultrassons e transmitir a todos a necessidade de realização dos exames, pois o homem precisa se desapegar de certos tabus e cuidar mais da sua saúde. Nosso objetivo é esse, promover a saúde preventiva nos nossos cidadãos para ver os homens de Padre Marcos bem cuidados, esbanjando saúde e cuidando de suas famílias”, afirmou o prefeito Valdinar Silva.

Além da palestra os presentes também participaram de mais ações de cunho social e de saúde, como: corte de cabelo e barba em mais de 100 homens; mais de 600 exames de sangue; atendimento nutricional; massagem corporal; e avaliações em geral. Os resultados serão entregue no próximo dia 8 de dezembro, na ocasião do mutirão na localidade Riacho do Padre, e no dia 9, no mutirão na sede, sendo disponibilizada a ultrassom em casos de necessidade identificados nos exames anteriores.

“O evento foi um recorde em presença masculina e estamos muito satisfeitos com o sucesso de mais essa ação”, afirmou a coordenador em Saúde do município, a enfermeira Milena Leal.

Além do prefeito, também esteve presente o vice-prefeito Valdo Benedito; o vereador “Irmão Adão”; a secretária de Saúde, Maria Lúcia; a secretária de Administração, Thuanny Mikaella; o secretário de Educação, Eraldo Carvalho; o secretário de Agricultura, “Irmão Elton”; as enfermeiras Concita Feitosa e Milena Leal; a nutricionista Elaine Carvalho; o psicólogo Elais Benedito da Silva Júnior; o odontólogo Tássio Barbosa; o bioquímico Lorivan; além de agentes de saúde e demais servidores da pasta.

Fonte: Piauí em Foco