contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Saúde de Picos se destaca em avaliação Federal

O Serviço de saúde oferecido melhorou de forma significativa, foi o que apontou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

| quarta-feira, 10 dezembro , 2014

O Serviço de saúde oferecido pelo município de Picos melhorou de forma significativa, foi o que apontou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O PMAQ é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente.anakleb

“Vários critérios foram avaliados com o propósito de qualificar o desempenho da equipe e é a partir da qualificação desse desempenho que o município é premiado com o recebimento de um incentivo financeiro. Tivemos a grata satisfação de ter várias equipes de Saúde da Família classificada com o desempenho excelente” – ressaltou Ana Eulálio, secretária municipal de Saúde.

De acordo com a secretária, foram incluídos nesta avaliação outros programas no âmbito da atenção básica como programa de Saúde Bucal e o Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família. “Isso para o município é um ganho importante na medida em que representa a possibilidade de recebermos um incentivo financeiro com o propósito de cada vez mais melhorar o desempenho dessas equipes”, frisou.

As equipes do NASF 1A da Unidade Básica Vicente Baldoíno teve desempenho “Muito acima da média”, o NASF 1B do posto de saúde Cecília Neri obteve o desempenho BOM e a equipe do NASF 1C da Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Sorte também teve desempenho “Muito acima da média”.

Várias Equipes de Saúde Bucal tiveram desempenho excelente, dentre eles: a equipe do bairro Aerolandia, Belo Norte, Paraibinha, Passagem das Pedras e Samambaia. As equipes do Antenor Neiva, Belinha Nunes, Canto da Várzea I e II, Cecilia Neri, Fátima do Piauí, Ipueiras, Morrinhos e Torrões tiveram desempenho BOM.

Ana Eulálio explicou durante reunião com as equipes no início do mês, que o incentivo faz parte do processo de modernização da gestão da saúde, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando tanto a auto-avaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado. “Esses recursos também podem ser investidos na aquisição de equipamentos, de mobiliários e melhorando a infra-estrutura interna do serviço de tal maneira que possamos prestar um serviço de melhor qualidade à população” – concluiu.