contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Santana realizará cadastramento no Garantia Safra

As inscrições devem começar no dia 08 de setembro e se estender por toda a semana, na sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

| sexta-feira, 5 setembro , 2014

A Prefeitura de Santana do Piauí quitou ainda no mês de julho as suas parcelas do programa Garantia Safra 2014/2015, imprescindível para os agricultores em época de estiagem. O cadastramento deve começar no dia 08 de setembro e se estender por toda a semana, na sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no entanto, este é realizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Ricardo José Gonçalves,Prefeito

Ricardo José Gonçalves,Prefeito

O prefeito Ricardo José Gonçalves informa que para o ano de 2014/2015 serão oferecidas 850 vagas. “O Conselho está muito atento, e conclamo as pessoas, os agricultores, que nos procurem”, frisou.

Ricardo informa ainda que o programa Garantia Safra também é voltado para pessoas em situação de risco social, mas tem por prioridade os agricultores. “Vai beneficiar principalmente aquele agricultor familiar, mas não é especificamente voltado para pessoas pobres, porque para isso nós temos o bolsa família. E para ter acesso ao Garantia Safra tem que plantar uma área de terra”, explicou.

Atualmente no município de Santana do Piauí pelo menos 90% dos seus cidadãos sobrevivem da agricultura familiar. O prefeito enfatiza a transparência na realização dos cadastros, cujo banco de dados fica exposto para as pessoas e órgãos fiscalizadores e entidades, como a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Caso seja constatado que houve mais de 50% da perda safra do agricultor familiar ele recebe R$ 850,00 reais dividido em parcelas. O Garantia Safra funciona a partir de uma parceria entre governo federal, estadual, prefeitura e o trabalhador rural, que efetua o pagamento de uma contrapartida. Santana do Piauí já vem sendo beneficiada por esse programa desde a gestão Valdenilson Dias Borges.

Fonte: Ascom