contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Prova do Concurso Unificado será aplicada em Picos

O certame deverá ser realizado nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente

| sábado, 2 dezembro , 2023

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta sexta-feira (01), a lista com as cidades do Piauí onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado. O certame deverá ser realizado nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente (confira lista completa ao final da matéria).

O “Enem dos Concursos” está previsto para ser realizado em março de 2024. De acordo com o MGI, a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do Concurso Nacional Unificado para a escolha das cidades.

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas. A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.

A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público. “Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI. “Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios sócio-econômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, completou o secretário.

Confira aqui a lista completa dos municípios.

Detalhamento

Além das sete cidades do Piauí, as provas serão aplicadas em outros 47 municípios do Nordeste: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe. Na região norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

Já na Região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.

Fonte: Portal Odia