contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Picos sedia festival cultural durante três dias

O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de outubro no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.

| quarta-feira, 21 outubro , 2015

Começa na próxima quarta-feira, 21, o Festival Cultural Picoense, cuja programação envolve o XIV Seminário de Literatura Piauiense e XI de Literatura Picoense. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de outubro no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.

Francisco das Chagas, presidente da Academia de Letras

Francisco das Chagas, presidente da Academia de Letras

O festival é uma organização da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). Segundo o coordenador do evento e presidente da Alerp, jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), a expectativa da presença do público é muito boa. Os participantes terão direito a palestras, pasta, certificado e livro da Alerp.

Programação

As atividades começam às 18 horas do dia 21 de outubro com o credenciamento e em seguida a solenidade de abertura que será feita pelo presidente da Alerp, jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha). Às 19h20 palestra com o tema: “Literatura Piauiense: Caminhos da crítica e da literatura sob a perspectiva de Assis Brasil”, a cargo da professora Francigelda Ribeiro, tendo como mediadora a professora Marli Veloso.

A programação da noite conta ainda com o lançamento do livro: “O Mistério das bonecas de porcelana”, de autoria do escritor Enéas Barros, concluindo com show de Odorico Carvalho.

No dia 22, a partir das 14h, momento musical com Anne e depois palestra com o tema: “Literatura Africana e Indígena”, com o professor Feliciano Bezerra, tendo como mediador Mano Chagas, do Grupo Cultural Adimó. Em seguida, lançamento de livro do escritor Francisco Miguel de Moura, o Chico Miguel.

Ainda na mesma tarde, palestras com o cordelista Osvaldo Lavor abordando o tema Paraiso Artificial e com o poeta Vilebaldo Rocha, que falará sobre a sua trajetória no mundo das letras, tendo como mediadora Mônica Gentil. Depois, lançamento do livro: “O poço dos segredos”, de autoria de Douglas Nunes e momento cultural com Luís Campos e Valdiran.

À noite, as 19h30, lançamento do livro: “Provisório” (Para sempre), do professor Laerte Magalhães e palestra com o tema: “Poéticas da oralidade na cultural popular”, com o repentista Edmilson, tendo como mediador Osvaldo Lavor. NO encerramento haverá momento cultural animado por Edmilson Ferreira e Zé Ferreira.

No dia 26 de outubro, a partir das 14h, momento cultural com Anne e em seguida palestra com o tema: “Um rio em Chico Miguel”, com a professora Deolinda Marques, tendo como mediadora a professora Suely Rodrigues. Depois, lançamento de livro de Chico Miguel e palestra com o tema: “A poética de autores piauiense”, com a professora Maria do Socorro Rio Magalhães.

À noite, palestra com o tema: “A literatura infantil e suas múltiplas contribuições”, com o poeta e escritor José Airton e encerramento com momento cultura animado por Nonato Fontes, Grupo Adimó, Grupo Aja e Odorico Carvalho.

Fonte: José Maria Barros/ Jornal de Picos