contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Picos elege novos conselheiros tutelares

O processo que seria realizado no dia 04 de outubro havia sido suspenso devido problemas na inserção dos dados nas urnas

| segunda-feira, 12 outubro , 2015

Durante este domingo (11/10), eleitores foram às urnas para eleger os novos conselheiros tutelares de Picos que atuarão a partir de 10 de janeiro de 2016. O pleito que deveria ter acontecido de forma unificada em todo o país no dia 04 de outubro, foi suspenso no município por um erro na alimentação de dados de um dos candidatos nas urnas eletrônicas que seriam utilizadas na votação.sinval79898

De acordo com o Promotor de Justiça responsável pela fiscalização do pleito, Leonardo Fonseca Rodrigues, cerca de 10 a 20% da população compareceram as urnas. Segundo ele, mesmo não havendo uma obrigatoriedade, o número de eleitores foi bastante satisfatório.

“Depois da primeira suspensão, hoje nós podemos fazer a eleição com regularidade e contar com a participação de parte da população demonstrando que tem interesse em eleger um conselho legítimo e que possa trabalhar pela infância e juventude de Picos”, disse Leonardo.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos, Luiza Cunha, ressaltou que o pleito foi amplamente divulgado, mas grande parte do eleitorado que compareceu as urnas eram de baixo grau de instrução.

Segundo Luiza, nesta segunda-feira (12) será divulgada a lista oficial com o nome dos dez candidatos eleitos, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Na terça-feira (13) será aberto um prazo de cinco dias para interposição de recursos, e ao final a lista definitiva.

Antes da posse, os conselheiros passarão por um treinamento, os quais participarão também os suplentes, pois, de acordo com a presidente dos direitos da criança e do adolescente, estes precisam estar preparados para assumir a titularidade a qualquer momento.fotssss

A votação aconteceu exclusivamente através de urnas eletrônicas, dispostas na Unidade Escolar Mário Martins no bairro Junco, e no Centro Educacional Petrônio Portela (PREMEM) no centro da cidade.

Fonte: Grande Picos