contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Piauí pode dobrar produção de grãos em 2014

A área plantada deverá crescer em torno de 11,4%, passando de 1,264 milhão para 1,408 milhão de hectares.

| quinta-feira, 9 janeiro , 2014

Com a chegada das chuvas em diversas regiões do estado, inclusive no Semiárido, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já trabalham com a expectativa de um inverno normal e uma safra pelo menos duas vezes maior que a passada.

O quarto levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos, divulgado na manhã desta quinta-feira (9), em Brasília, estima que o Piauí, permanecendo a situação de normalidade climática, deverá colher este ano cerca de 3,253 milhões de toneladas de grãos.

Na safra passada, o Piauí colheu apenas 1,601milhão de toneladas de grãos apenas dos Cerrados, uma vez que as demais regiões enfrentaram uma seca severa pelo segundo ano consecutivo. A produção dos Cerrados também foi prejudicada pela irregularidade do inverno.

Os técnicos trabalham também com a expectativa de um aumento superior a 80% na produtividade média. Na última safra, a produtividade foi de 1,266 mil quilos por hectare. Em 2014, estimam uma produtividade média de 2,310 quilos por hectare.

Grãos nos Cerrados piauienses (Foto:Regis Falcão)

Grãos nos Cerrados piauienses (Foto:Regis Falcão)

A área plantada deverá crescer em torno de 11,4%, passando de 1,264 milhão para 1,408 milhão de hectares. No momento, na região Sul do Piauí, o quadro é favorável para a plantação de algodão, arroz, feijão e soja.

O boletim da Conab alerta, no entanto, que nas primeiras semanas de janeiro devem prevalecer dias sem chuva ou com chuvas fracas no Piauí e na Bahia. A regularidade das chuvas no Piauí indica previsão de aumento de 26,5% na produção de algodão; 66,4% no arroz; 131,4% no milho; e 98,5% na soja.