contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Piauí mantém a 9ª melhor cobertura vacinal contra a gripe

Foram vacinadas 469.844 pessoas em todo o estado, de um total de 650.723 que fazem parte dos grupos eleitos à vacinação.

| sexta-feira, 23 maio , 2014

O Piauí mantém a 9ª melhor cobertura vacinal geral dentre os estados da federação. Até o momento, foram vacinadas 469.844 pessoas em todo o estado, de um total de 650.723 que fazem parte dos grupos eleitos à vacinação.

O número ainda não é suficiente para atingir a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% por grupo prioritário. Por enquanto, a maior meta atingida é do grupo de crianças de 6 meses a menores de um ano, correspondendo uma estatística de 74,70%.vacina-gripe4145454

De acordo com os dados disponíveis no Datasus, os outros grupos registraram as seguintes coberturas: Trabalhadores de saúde: 67,89%, Gestantes: 59,09%, Puérperas: 70,34% e Idosos: 72,61%.

“Reforçamos a necessidade de alcançar o público-alvo e atingir a meta preconizada o quanto antes, tendo em vista a circulação e a sazonalidade dos vírus da gripe. Quanto mais tempo a população contemplada demorar a procurar a sua dose, mais exposta estará ao risco de adoecer e desenvolver complicações como pneumonias e síndrome respiratória aguda grave”, comenta a coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a recomendação do Ministério da Saúde para que as campanhas sejam continuadas até a meta ser atingida. “Reforçamos ainda o alerta para que os municípios envidem esforços para finalizar a campanha com a máxima urgência, a fim de garantir proteção dos mais vulneráveis a complicações, antes que sejam infectados por um vírus de alta circulação nesse período”, reitera Doralice.