contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Padre Marcos se mobiliza contra câncer de mama

Várias atividades preventivas com a participação de mulheres foram realizadas no município pela gestão do prefeito Valdinar Silva

| domingo, 29 outubro , 2017

Diante da preocupante estatística de que o câncer de mama é a doença maligna que mais atinge as mulheres no mundo inteiro, os profissionais da Saúde de Padre Marcos, liderados pela secretária da pasta, Maria Lúcia da Silva, aderiram à Campanha do “Outubro Rosa” e promoveram durante o mês diversas ações de conscientização sobre os canceres de mama e de colo do útero.

Às 16h desta sexta-feira (27), a Saúde realizou o encerramento da campanha, junto à população feminina, oportunizando palestras sobre diversos temas que envolvem estes canceres, porém de maneira diferenciada, com uma alta participação das presentes para um momento de esclarecimento de dúvidas e mitos.

A enfermeira Concita Feitosa Coutinho, que também palestrou, explicou o diferencial do evento na execução das palestras. A profissional também destacou a próxima etapa nos cuidados com as mulheres, anunciando a realização de campanha onde a mesma e a enfermeira Itamara, nos dia 7 e 8 de novembro, vão realizar citologias e prescrição de mamografias, no centro de saúde, para todas as mulheres do município.

“Essa é uma campanha de sensibilização das mulheres para a importância da prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Hoje faremos um formato de palestra diferente do tradicional, contando mais com a participação das mulheres. Vamos perguntar o que elas sabem e daí, partindo do conhecimento delas, vamos abordar o tema e discutir os assuntos, esclarecendo mitos e verdades”, explicou a enfermeira.

O doutor Igor Moura Viana Braga, palestrou quanto ao diagnóstico e tratamento destes casos de canceres, infelizmente tão comuns entre as mulheres do país e do mundo. “Chega a ser assustador um diagnóstico de que a paciente está com um câncer de mama ou um câncer de colo de útero. Então eventos e campanhas como estas são espaços onde podemos esclarecer como prevenir, como tratar e também sobre mitos e verdades a respeito de cada doença”, explicou o palestrante.

A nutricionista Elaine de Sousa Carvalho, palestrou sobre a alimentação na prevenção dos canceres, ressaltando a influência dos alimentos no desenvolvimento de tais doenças, enfatizando os alimentos favoráveis e desfavoráveis à prevenção do câncer de mama e colo de útero.

A fisioterapeuta Conceição Maria Araújo Bezerra, também palestrou no evento, destacando a importância da atividade física na prevenção aos canceres, apresentando alguns exercícios, individuais e em grupos, que promovem o relaxamento e auxiliam no combate à esta indesejável doença.

Presente ao evento, o prefeito Valdinar Silva, ao lado da secretária de Saúde, Maria Lúcia da Silva, destacou a preocupação da gestão com a saúde da mulher. “Nós sabemos que estes dois tipos de cânceres são os mais comuns dentre as mulheres, mas sabemos também que o diagnóstico precoce permite quase 100% de chance de cura. Então nosso objetivo é conscientiza-las, a fim de que se cuidem e procurem nossos serviços de saúde para os exames periódicos. O importante é o bem-estar das mulheres padremarcoenses; elas com saúde, as família vivem melhor e todos ganham”, afirmou o prefeito.

Além das autoridades já referenciadas, também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias; e o secretário de Educação, Eraldo Gomes.

Fonte: Piauí em Foco