contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Número de infectados pela Aids aumenta em Picos

No primeiro semestre do ano, 18 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Os números podem ser ainda maiores devido a subnotificação

| quinta-feira, 31 julho , 2014

Teste-contra-a-AIDS22Números sobre a incidência de casos de Aids em Picos têm preocupado as autoridades de Saúde no município. Só neste primeiro semestre do ano, 18 pessoas foram diagnosticadas com a infecção.

A coordenadora epidemiológica de Picos, Sandra Carielle, explica que este aumento é decorrente de maior acessibilidade ao diagnóstico. ” Se compararmos com 2011 houve um aumento considerável, mas isto se deve ao diagnóstico que está mais acessível, aos medicamentos que estão mais eficazes contra a doença. Este aumento não significa simplesmente dizer que as pessoas estão contraindo mais a doença” informou a coordenadora epidemiológica.

Sandra Carielle ainda lembra que estes dados são referentes à toda a macrorregião de Picos englobando 60 municípios, e que destes apenas sete respondem a Picos. Em comparação aos anos anteriores, os dados são preocupantes, em 2012 dezesseis pessoas foram diagnosticadas com a Aids, em 2013 vinte e quatro pessoas, e só neste semestre de 2014 dezoito pessoas foram confirmadas com a doença.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade de Picos que atende mais 60 municípios da região, tem realizado cerca de 2 mil exames sobre doenças sexualmente transmissíveis infecção, onde é feito a coleta de sangue. As amostras colhidas passam por um teste rápido e são analisadas pelo CTA.

Fonte: Riachhão Net