contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Mutirão contra a dengue mobiliza saúde de Picos

As equipes estão inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos

| quarta-feira, 21 maio , 2014

A luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti esta mais intensa na cidade de Picos. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica em parceira com Coordenação da Estratégia de Saúde da família; Secretaria Municipal de Meio ambiente; Departamento de Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental; Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional Justino luz; FUNASA; 3º BEC; NASF; Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Departamento Municipal de Transito iniciou nesta segunda-feira, 19, um grande mutirão de combate e controle da dengue.

As equipes estão inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito. Durante a manhã desta segunda-feira os agentes orientaram os moradores do bairro canto da várzea com mensagens educativas, identificando criadouros e realizando o tratamento preventivo em locais com água parada.

“Esse mutirão na realidade é um trabalho de mobilização, sensibilização da comunidade para um conjunto de medidas que precisam ser adotadas com o intuito de evitarmos e de contermos o processo de transmissão do dengue em nosso município, iniciamos prioritariamente hoje no bairro canto da várzea que segundo nossa estatística ele tem sido  o bairro com maior incidência de casos de dengue e nesse sentido nós queremos com essa atividade conjunta, mobilizar e sensibilizar a população para uma luta que não é apenas do poder publico do município mas envolve toda a população”, ressaltou Ana Eulálio.

IMG-20140520-WA0038

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Sandra Karielly, o mutirão faz parte do plano de ação traçado para o município de Picos, objetivando a redução do número de casos positivos de dengue e irá percorrer oito bairros da cidade tendo como foco principal o combate ao mosquito transmissor da doença.

“O mutirão de combate e controle da dengue tem como objetivo alertar a população sobre os locais que servem de reservatório, tendo em vista que a maioria dos focos do dengue são encontrados pelos agentes de endemias dentro dos domicílios, iremos repassar também informações sobre os riscos de complicações da dengue, sinais e sintomas da doença e o que fazer frente a suspeita de dengue”, frisou Sandra Karielly.

BAIRROS

Canto da Várzea (19.05)

Paroquial (20.05)

Aerolândia (21.05)

Centro (22.05)

São Vicente (23.05)

Parque de Exposição (26.05)

São José (27.05)

Morada do Sol (28.05).

IMG-20140520-WA0026IMG-20140520-WA0035IMG-20140520-WA0037

Ascom SMS