contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Jovem de 13 anos necessita de doações de sangue

Flávia Nara Fonseca Costa está internada na Prontomed em Teresina com um quadro muito grave de aplasia medular

| sexta-feira, 9 maio , 2014

O contador e maçom da ordem Bethel Nº: 02 Estrela do Oriente da cidade de Picos, Denílson Lopes, está fazendo uma campanha com o objetivo de arrecadar bolsas de sangue. O material será destinado para sua sobrinha, Flávia Nara Fonseca Costa. A jovem de 13 anos está internada na Prontomed em Teresina com um quadro muito grave de aplasia medular.

Flávia Nara Fonseca Costa

Flávia Nara Fonseca Costa

“No momento ela está necessitando de cinco bolsas de sangue diariamente”, informou Denílson Lopes, acrescentando que as doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Picos. Ele lembrou que no momento do preenchimento do cadastro os doadores que quiserem participar da campanha devem direcionar a doação para o nome de Flávia Nara Fonseca Costa.

“Esses recibos serão pegos por mim, diretamente no Hemocentro, e remetidos a Teresina. Não vai o seu sangue para Teresina. Eu vou mandar apenas as requisições, os comprovantes para ser retirado [o sangue] no Hemopi na cidade de Teresina”, explicou o contador.

De acordo com ele, posteriormente a jovem vai precisar passar por um transplante da medula óssea. Inclusive dois irmãos da mesma já estão fazendo o teste para saber da compatibilidade.

“Queremos agradecer em primeiro lugar a quem já doou e antecipadamente a quem vai doar. E pedimos aqui, apelamos aqui para que não só a maçonaria picoense mais toda a sociedade picoense que doem, doem o sangue, pois o que está sobrando na gente está faltando nessa linda jovem de 13 anos”, finalizou Denílson Lopes.

APLASIA MEDULAR:

A aplasia medular é uma doença caracterizada pela deficiência medular, ou seja, disfunção da medula óssea, sendo tal doença separada em dois níveis, a moderada e a grave. Os principais sintomas dessa doença são: anemia (palidez), devido ao baixo número de hemácias; infecções contínuas, devido ao baixo número de leucócitos; e sangramento de mucosas, devido ao baixo número de plaquetas. Aplasia medular é uma doença muito séria que pode ser considerada congênita ou adquirida. A aplasia adquirida é geralmente aquela que é causada pela utilização de certos medicamentos(como o cloranfenicol) ou drogas ilícitas. Já a congênita é aquela que ocorre devido a um fator genético.

Fonte: Rodeador News