INSS reforça atendimento no Piauí com chegada de 15 peritos
Os profissionais começam a atuar nas unidades da Previdência Social localizadas nos municípios de Altos, Campo Maior, Barras e Parnaíba
| segunda-feira, 15 setembro , 2025
A partir desta segunda-feira (15), o atendimento nas agências do INSS no interior do Piauí será reforçado com a chegada de 15 novos peritos médicos federais. Os profissionais começam a atuar nas unidades da Previdência Social localizadas nos municípios de Altos, Campo Maior, Barras e Parnaíba.
Segundo o gerente-executivo do INSS no Piauí, Raimundo Alves, a chegada dos novos servidores representa um importante avanço na ampliação dos atendimentos no estado. “Isso é só o começo. Na próxima segunda-feira, dia 22, as cidades de Piripiri e Esperantina também receberão novos peritos. Ainda no dia 22, começaremos a expansão no sul do Piauí, pois a cidade de Picos é outra que será beneficiada”, afirmou.
Os novos peritos ingressaram na Previdência Social por meio do concurso público realizado em fevereiro deste ano. Ao todo, 30 vagas foram destinadas ao estado.
A chefe da Divisão de Perícia Médica Federal no Piauí, Ana Lúcia Vilela, destacou que os demais profissionais aprovados no concurso serão lotados nas agências dos municípios de Corrente, Cristino Castro, Floriano, Oeiras, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
Com o reforço, o número de peritos médicos no estado passará de 39 para 69 — um aumento de quase 80% na capacidade de atendimento.
“É uma grande conquista para a população. Com esse reforço, o tempo de espera para a realização de perícias médicas tende a diminuir consideravelmente”, destacou Ana Lúcia.
O último concurso público para a área foi realizado há 15 anos. Para Raimundo Alves, o ingresso dos novos profissionais é fundamental para garantir mais celeridade e justiça nos processos de análise de benefícios. “Havia uma demanda reprimida e a contratação de novos peritos era urgente. Agora, as análises dos requerimentos serão feitas de forma mais ágil e eficiente. As pessoas terão seu direito reconhecido com mais rapidez”, concluiu.
Fonte: O Dia



