contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Imepi fiscaliza qualidade dos materiais escolares

Produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar, entre outros, estão na mira da fiscalização.

| quinta-feira, 7 janeiro , 2016

O Instituto de Metrologia do Piauí realiza a operação “Volta às aulas” até o próximo dia 26. Serão analisados, quantitativamente, os artigos escolares e verificado, por exemplo, se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. Produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar, entre outros, estão na mira da fiscalização.imapi5465656

Alguns produtos como cadernos, lápis de cor e giz de cera são periciados por meio do pré-exame no próprio estabelecimento comercial. Já os produtos que são fiscalizados pelo peso e metragem são coletados e recolhidos para testes no laboratório de pré-medidos do Imepi.

Os fabricantes serão comunicados formalmente sobre a data e horário da perícia. Aqueles que tiveram seus produtos reprovados serão autuados e poderão apresentar defesa em um prazo de até dez dias. As irregularidades verificadas deverão ser sanadas imediatamente; caso contrário o fabricante poderá receber multa de acordo com a irregularidade, que pode variar entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

“Essa operação é importante para garantir que os pais não sejam lesados na compra de materiais escolares. No ano passado, 6% do material fiscalizado, apresentaram irregularidades. Estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse percentual”, explica Maycon Danilo, diretor geral do Imepi.