contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Imepi divulga resultado da Operação Volta às Aulas

A ação é realizada anualmente pelo setor de Pré-medidos do Imepi e consiste na verificação quantitativa de produtos.

| terça-feira, 28 janeiro , 2014

material5855O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou, nesta segunda-feira (27), o resultado da Operação Volta às Aulas, que aconteceu durante todo o mês de janeiro a nível nacional, de acordo com o calendário de operações especiais do Inmetro. Foram coletados e periciados 21 tipos de produtos escolares e de escritório como: canetas, borrachas, caixas de clipes, cadernos, resmas de papel, colas escolares, caixas de massa de modelar, lápis de cor, lápis comum, tintas tipo guache para trabalhos escolares, etc. A ação é realizada anualmente pelo setor de Pré-medidos do Imepi e consiste na verificação quantitativa de produtos.

Por exemplo: o consumidor compra uma caixa de canetas cuja embalagem informa que contém 50 unidades. Com a embalagem fechada, o consumidor não tem como conferir a quantidade real, são os fiscais do Imepi que realizam essa conferência com a coleta e posterior análise em laboratório.

Nos tubos de cola escolar a indicação é em massa, por exemplo: 40 g ou 90 g. Os tubos serão abertos na presença do fabricante para conferir o peso. As resmas de papel que indicam na embalagem 500 folhas serão também conferidas e assim com todos os produtos coletados para o teste.

A perícia ocorre na presença dos fabricantes e caso algum produto seja reprovado, o fabricante será autuado e posteriormente poderá ser multado. Nos anos anteriores observou-se que os produtos mais reprovados foram colas e caixas de clipes. Este ano, nenhum dos produtos coletados apresentou erro. “O resultado positivo da Operação Volta às Aulas é o reflexo das fiscalizações que foram intensificadas durante todo o ano, o que nos deixa satisfeitos, por estarmos cumprindo bem o nosso papel perante o consumidor”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi.