contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Hemopi reforça parcerias para garantir estoque no Carnaval

Com o retorno das festas após o período pandêmico, o Hemopi preparou uma programação especial de Carnaval com o objetivo de reforçar o estoque de sangue

| quinta-feira, 9 fevereiro , 2023

Em períodos de festas, feriados prolongados ou férias os hemocentros de todo o Brasil já esperam e se preparam para uma redução no número de doações de sangue, que pode chegar a 30%. Com o retorno das festas após o período pandêmico, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação especial de Carnaval com o objetivo de reforçar o estoque de sangue.

“Buscamos parcerias com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil para reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval e garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos do Estado e parte da rede privada”, explica a supervisora de captação de doadores, Susanne Rocha.

A programação inicia nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, com o Bloquinho da Solidariedade, uma iniciativa da vereadora Pollyana Rocha, que se inicia às 8h, na sede do Hemopi em Teresina. Paralelo a esta ação, também haverá uma campanha de doação de sangue em parceria com o Curso Grau Técnico Unidade Dirceu, das 8h às 17h, aberta à comunidade.

No dia 11 de fevereiro, sábado, dois grupos devem reforçar as doações. São eles: Grupo Pulsando Vidas no Carnaval e Igreja Adventista.

Na semana que antecede o Carnaval, o Hemopi recebe a visita animada dos Reis e a Rainhas do Carnaval de Teresina, no dia 16 de fevereiro, às partir das 9h. Nesse mesmo dia, haverá também a colaboração dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmeirais, que se mobilizaram para vir doar aqui na capital e também o hemoaniversário da doadora Adne Thaís. Na sexta-feira, 17 de fevereiro, o Hemopi recebe a torcida organizada do River.

Durante o Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, o Hemopi em Teresina vai funcionar para a doação de sangue, porém com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), de 7h15 às 16h. Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano estarão fechados para a doação de sangue nesse período (20 a 22 de fevereiro). Na quarta-feira de Cinzas, o Hemopi funciona de 7h15 às 17h e o grupo da 1ª Igreja Batista encerra as parcerias do período carnavalesco.