contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Governo reafirma continuidade do Mais Médicos

Os resultados são bastante positivos, uma vez que a maioria dos municípios tinha dificuldade em fixar profissionais médicos

| quarta-feira, 14 dezembro , 2016

ji2747474O programa Mais Médicos deverá ter continuidade no Piauí. A proposta foi discutida no Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação, que aconteceu no DATASUS. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reuniu 75 prefeitos eleitos e secretários de saúde dos municípios que estão em transição do Programa Mais Médicos.

Durante o Seminário, a continuidade do programa foi reafirmada. “É um programa que teve uma função revelante no estado e não pode ser encerrado. Os resultados são bastante positivos, uma vez que a maioria dos municípios tinha dificuldade em fixar profissionais e hoje contam com médicos que atuam de forma permanente nesses locais, onde a população precisa muito de atendimento”, destacou Margarete Coelho.

O encontro teve como objetivo discutir a integralidade na organização dos serviços e avaliar a atuação do programa nos três anos de existência. Entre novembro e dezembro deste ano, 134 profissionais médicos cubanos e dois brasileiros encerraram a missão pelo Programa no Piauí. Na próxima semana, 70 novos médicos chegam para substituir aqueles que fecharam o ciclo nos municípios.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Costa, haverá a reposição dos 136 profissionais. Os outros médicos cubanos chegarão ao país em janeiro e a previsão é de que iniciem, de imediato, o trabalho nos municípios. Hoje vamos tratar, dentre outros assuntos, sobre a acolhida desses médicos no período de adaptação, que compete ao município”, atentou o gestor.

O Seminário contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla. “A expectativa é ampliar o programa no Piauí. Queremos levar o programa a mais oito municípios, onde cerca de 450 médicos atuarão. Por enquanto, o Ministério da Saúde tem garantido a manutenção do programa, mas vamos tentar criar as condições para que mais vagas sejam disponibilizadas para o Piauí”, pontuou.

Mais Médicos

No Piauí, mais de 300 médicos do programa atuam em 144 municípios. é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar Mais Médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.