contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Festival da Uva deve atrair 30 mil visitantes em São João do Piauí

Evento dá visibilidade ao potencial fruticultor do Sul do estado e fortalece economia local

| segunda-feira, 4 novembro , 2013

Investimento deve ampliar de sete para mil hectares de área em fruticultura irrigada (Foto:Francisco Leal)

Investimento deve ampliar de sete para mil hectares de área em fruticultura irrigada (Foto:Francisco Leal)

O Festival da Uva chega à quarta edição em 2013. Sediado em São João do Piauí, a 460 quilômetros ao Sul de Teresina, o evento está agendado para ocorrer de 14 a 16 de novembro. De acordo com a Polícia Militar, a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem o festival a cada dia de evento.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com diversos órgãos, já está finalizando os últimos detalhes da programação do festival. A Fundação Cultural do Estado (Fundac), por exemplo, levará oficinas de dança, música e teatro para o evento. Já o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart) disponibilizará um caminhão para o transporte de peças artesanais, dando apoio aos artesãos e, além disso, ministrará oficina de cerâmica e divulgará a arte santeira no evento.

Outros órgãos também estarão presentes no festival, tais como: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), Banco do Nordeste (BNB), dentre outros.

O Festival da Uva dá visibilidade para o potencial fruticultor de São João do Piauí, agrega valores ao município e divulga o potencial dos agricultores da região. Sendo que, para ampliar o plantio de uva e de outras frutas como mamão e goiaba no município, o Governo Federal, em parceria com o Governo do Piauí, está investindo R$50 milhões para aumentar a área da fruticultura irrigada em São João, que passará de 7 hectares para 1.000 hectares.

Policiamento

A 2ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar, que atua em São João do Piauí, já traçou o plano de policiamento para garantir a segurança dos espectadores do IV Festival da Uva. A partir do dia 14 de novembro, a PM irá reforçar o policiamento ostensivo, realizará blitz nas principais entradas e saídas da cidade, além de executar rondas ostensivas com abordagens a pessoas e veículos.

De acordo com a PM, durante o festival, mais de 30 policiais militares irão atuar na operação, que também contará com a participação de militares do Corpo de Bombeiros, equipes do BPRone, Força Tática do 11º BPM de São Raimundo Nonato, além de agentes de Polícia Civil.