contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Estudantes participam de oficina de pintura em Picos

A Oficina de Pintura faz parte das atividades da Caravana Piauí da Gente e visa exaltar a identidade cultural através do desenho, pintura e intervenção artística.

| sexta-feira, 11 outubro , 2013

Daniela Sousa, 17 anos, não pensou duas vezes ao criar o desenho proposto pela Oficina de Pintura da Caravana Piauí da Gente, na tarde desta sexta-feira (11), no município de Picos. O mel, produto de grande destaque no município, foi o tema do desenho da garota que, acompanhada por cerca de outros 20 alunos da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela, participou da atividade lúdica proposta pela Caravana.

A Oficina de Pintura visa exaltar a identidade cultural de cada município através do desenho, pintura e intervenção artística. A atividade é ministrada pela professora de artes Luciana Leite e é divida em três momentos.

Oficina de Pintura( Foto: Kalberto Rodrigues)

Oficina de Pintura( Foto: Kalberto Rodrigues)

No primeiro, os participantes entendem sobre história da arte e as características que marcam o seu município, como cores e cultura. Logo após isso, o momento é de criação, quando os alunos podem desenhar e exprimir o que pensam e sentem sobre a própria região. O terceiro e último momento é marcado pela intervenção artística, onde se realiza a criação conjunta do painel “Cores e Sabores”.

Na ocasião, a diretora Eneide Holanda ressaltou o interesse dos alunos em participar da atividade. “Avisamos em toda escola, que seria oferecida essa Oficina e pedimos que os interessados fizessem a inscrição. Muitos nos procuraram e eu percebi que alguns alunos têm aptidão para arte. Com uma iniciativa dessas, quem sabe não podemos encontrar vários novos artistas?”, disse Eneide.

O interesse de Daniela Sousa foi imediato. “Eu já desenhava em álbuns e até aprendi a fazer desenho com esmalte, pintando as unhas das minhas colegas. Agora, quis mostrar um pouco das riquezas da nossa cultura, como é o caso do mel”, explica a jovem.

Outros alunos que participaram da atividade também soltaram a criatividade e destacaram as características do povo de Picos. É o caso de Roselayne Santos, 19 anos, que disse ter aprendido a valorizar mais a própria cultura. “Eu entendi que às vezes a gente olha muito para as coisas de fora e esquece quantas belezas existem na nossa cidade. O povo de Picos se destaca por sua alegria, e é esse sentimento que eu espero transmitir com a pintura”, comenta.

A Caravana Piauí da Gente é uma das ações do Governo Estado para homenagear o aniversário do Piauí. Durante esta sexta-feira , também aconteceram prestações de serviços, com emissão de carteira de identidade e solicitação de RG, e o Encontro de Blogueiros e Radialistas, no Centro da cidade. A noite será marcada pela animação de Vagner Ribeiro e grupo Valor de Pi, que fazem apresentação na Praça de Alimentação, em Picos.