contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Escolas de Alagoinha do Piauí superam meta do Ideb

As três escolas municipais avaliadas através da Prova Brasil conquistaram pontuação acima do estabelecido pelo MEC

| sexta-feira, 9 setembro , 2016

O prefeito comemorou o resultado

O prefeito, o médico Pedro Otacílio comemorou o resultado

Os alunos das escolas municipais de Alagoinha do Piauí fizeram o dever de casa. A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental para 2015 foi alcançada pelas unidades escolares do município. O resultado demonstra o esforço de gestores, professores e alunos que zelam por uma educação de qualidade e inclusiva.

O 5° ano do Ensino Fundamental obteve uma média de 4.6 em 2015, meta acima da estabelecida para 2017 que era 4.5. Já o 9° ano conseguiu 4.0 meta prevista para ser alcançada em dois anos. Alunos de três escolas municipais fizeram a Prova Brasil/Saeb e obtiveram resultados acima do esperado, alcançando metas estabelecidas para o futuro.

 A Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, da comunidade Serra Velha, conquistou 5.6 ultrapassando a meta para 2021, que era 4.4. Já a Unidade Escolar Joaquim José da Silva, localizada no São João, obteve 5.2, também passando a meta para 2021. E por último, a Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, que fica na sede, alcançou 4.4 no IDEB, meta prevista par 2017.

Ao ficar sabendo do desempenho das escolas, o prefeito, o médico Pedro Otacílio, comemorou o resultado e destacou a felicidade de em pouco tempo de gestão, mudar a imagem de Alagoinha do Piauí de uma cidade de índice elevado de analfabetismo, para o município que superou as metas do Ideb.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal.

O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.