contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Em Monsenhor Hipólito, produtores invadem leito do rio

De acordo com a lei, o leito do rio pertence ao poder público sendo terminantemente proibido qualquer intervenção sem autorização dos órgãos ambientais

| sexta-feira, 21 março , 2014

Na última terça-feira, 18, o presidente da Câmara dos Vereadores de Monsenhor Hipólito, José João Hipólito (PT), fez cumprir a Lei de nº 188 que foi criada em 2008, pelo então Vereador Edilberto de Sá Bezerra, Lei essa que proíbe qualquer cidadão de tomar posse das terras no leito do Rio Riachão cercando, marcando ou delimitando territórios às suas margens.

4566

Segundo o presidente José João Hipólito, há tempos que algumas pessoas vêm utilizando o leito do rio como propriedade particular, cercando aquelas margens como se fossem suas e utilizando a seu bel-prazer, impossibilitando até, o acesso público.

ddd444

“Desde o ano passado que nós debatemos esse assunto na Casa Legislativa. Até realizamos Sessão em Praça Pública para que estas pessoas desobstruíssem o leito do rio, e por ultimo, agora recentemente colocamos carros de som nas ruas avisando das devidas providencias, mas estamos vendo que fizeram vista grossa, e certamente achavam que a Lei não iria se cumprir”, desabafou o presidente da casa legislativa.

Para que a problemática fosse resolvida foi realizada uma operação em parceria com a Polícia Militar e o poder executivo do município. Na operação foi preciso utilizar máquinas de grande porte para desobstruir o leito do Rio Riachão. Alguns populares abraçaram a causa e até ajudaram durante a operação. Outros, no entanto, não gostaram e criticaram a ação em conjunto.

Reportagem: Cleiton Jarmes/ Piauí em Foco