contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Dom Expedito Lopes e Gilbués terão eleições no domingo

Em Dom Expedito Lopes, os eleitores voltam as urnas para escolha do novo prefeito e vice, enquanto em Gilbués, o pleito definirá os nove vereadores

| segunda-feira, 26 fevereiro , 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza, neste domingo (3), novas eleições em dois municípios. Em Dom Expedito Lopes, os eleitores voltam as urnas para escolha do novo prefeito e vice, enquanto em Gilbués, o pleito definirá os nove vereadores.

Eleições municipais e as redes sociais

A nova eleição para prefeito e vice em Dom Expedito Lopes foi marcada pelo TRE-PI após a cassação dos mandatos do prefeito Valmir Araújo (Republicanos) e da vice, Evanil Lopes (Republicanos) por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) na disputa municipal de 2020.

As três chapas que pleiteiam os cargos de prefeito e vice em Dom Expedito Lopes não participaram da última eleição municipal. Os candidatos são Joaquim Neto e Lopes, pelo PT, Agenor Lima e Kyldary Gonçalves, pelo MDB, e Jonas Carvalho e Everaldo Gonçalves, pelo Republicanos.

Já em Gilbués, a eleição será para escolha dos nove vereadores do municipios. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou cinco parlamentares eleitos pelo Progressistas (PP) e anular os votos do partido no último pleito por fraude à cota de gênero, afetando todo o pleito.

Ao todo, 20 nomes irão disputar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Gilbués. Entre eles alguns dos candidatos do PP que tiveram os mandatos cassados, inclusive a candidata apontada como laranja no último pleito, mas que agora tentará ser eleita pelo MDB.

Fonte: Cidade Verde