contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Deputado defende integração do São Francisco com o Piauí

O parlamentar defende que a transposição do Rio São Francisco beneficie também algumas regiões do Piauí

| sábado, 23 novembro , 2013

Novas previsões sobre uma das maiores secas da história do Nordeste fizeram o deputado Assis Carvalho (PT/PI) fazer novo apelo para que a transposição do Rio São Francisco beneficie também algumas regiões do Piauí, com o projeto sugerido por ele para integração das bacias.

Transposiçãossss444

Citando estudos dos Ministérios da Integração e da Agricultura, o parlamentar revelou que a atual seca pode se prolongar para o próximo ano e que as previsões meteorológicas não são boas. “Há uma tendência de termos o fenômeno El Niño. Se isso se confirmar, nós teremos chuvas na costa do Peru, no sul e sudeste brasileiro mais intensas e mais seca no nordeste. Mas isso não é definitivo, dependemos também das condições do Oceano Atlântico”, afirmou.

Assis Carvalho citou obras estruturantes do governo federal que já estão ajudando a conviver com o problema cíclico da seca, como a construção de barragens, de sistemas adutores, de canais, de eixos de integração e de sistemas de controle de cheias.

Para justificar o novo projeto de integração das bacias do Piauí com o São Francisco, o deputado petista elencou as obras em andamento como o Canal do Sertão Alagoano, em Alagoas, o Canal de Xingó, em Sergipe e na Bahia, e o Projeto de Integração do rio São Francisco, que vai abastecer a região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A transposição do rio São Francisco pretende levar água para 390 municípios, a cerca de 12 milhões de habitantes. “Por que não beneficiarmos também nosso querido Piauí, onde a seca está castigando igualmente regiões de seu território?”, indagou.