contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

CTAs do Piauí disponibilizam autoteste de HIV

Com uma metodologia bastante fácil e prática para o uso, o autoteste de HIV é um insumo de triagem que está disponível para a população

| domingo, 17 dezembro , 2023

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade do sistema público de saúde que oferece testes para detecção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de disponibilizar gratuitamente preservativos e aconselhamento com informação qualificada para a população sobre como se prevenir ou proceder em caso de infecção.

O CTA também trabalha com a disponibilização de autotestes para HIV, ferramenta de triagem que se mostra um reforço importante para identificação de casos e prevenção de novas pessoas infectadas.

Com uma metodologia bastante fácil e prática para o uso, o autoteste de HIV é um insumo de triagem que está disponível para a população. Além de Teresina, sua retirada é feita nos CTAs de Parnaíba, Floriano e Oeiras. Após o resultado do autoteste, a pessoa saberá se houve ou não reação, sendo então aconselhada a retornar ao CTA para fazer a testagem que confirme o diagnóstico.

“Nós percebemos que muitas pessoas ainda tem dificuldade de chegar a serviços de saúde como a testagem, seja por timidez, falta de acesso entre outras questões, com o autoteste isso muda. A população pode ir ate o CTA e solicitar seu autoteste para que ela possa fazer em um ambiente que ela se sinta mais confortável, como sua casa, e dependendo do resultado desse exame de triagem, a pessoa deverá retornar ao CTA ou unidade básica para então fazer a testagem para diagnóstico positivo ou descarte da infecção”, explica a coordenadora estadual do CTA, Cristiana Rocha.

A ampliação do diagnóstico do HIV promovida pelo uso de autotestes é determinante para uma visão da real situação do estado, permitindo assim medidas mais efetivas para o enfrentamento ao HIV.

“Esse retrato mais fiel da situação epidemiológica do estado em relação ao HIV permite que os órgãos de saúde possam tomar ações mais acertivas em relação a tratamento e prevenção do HIV. Além disso, o diagnóstico mais fácil permite o início do tratamento em um tempo mais oportuno, garantindo mais qualidade de vida para o cidadão e que ele tenha uma vida completamente normal”, fala a coordenadora.

Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o CTA se coloca à disposição da comunidade, reforçando seu compromisso com a saúde, prevenção e promoção dos cuidados com quem busca o serviço. O CTA esta localizado na Rua 24 de Janeiro, 124 – Centro de Teresina. Telefone: 3216-2049.