contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Casos de Dengue no Piauí caem 33% em 2016

Ao todo, foram 2.143 casos notificados no estado do Piauí, sendo que 736 já confirmados por exames realizados em laboratórios

| sábado, 20 agosto , 2016

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta à população piauiense para o crescente número de casos notificados de chikungunya. Em um comparativo que compreende os meses de janeiro a agosto de 2016 ao mesmo período do ano passado, o estado registrou um aumento de 740,4% de casos prováveis. Ao todo, foram 2.143 casos notificados, sendo 736 já confirmados por exames laboratoriais.3-16444

Para mobilizar, mais uma vez, os municípios no de combate as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, no dia 31 de agosto, o 2º Seminário Estadual de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya e de abordagem emergencial de Microcefalia para 2º semestre de 2016, no auditório da Associação dos Municípios Piauienses (APPM).

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo, esse seminário tem como objetivo avaliar o impacto das ações executadas no primeiro semestre. “Vamos explanar sobre os planos para o segundo semestre, enfatizando o papel dos municípios. Além disso, outro grande objetivo é alertar aos municípios para que eles permaneçam constantemente vigilantes em relação a essas arboviroses”, disse.

No que se refere aos casos de dengue, o Piauí registrou 4.813 dengue, em 154 municípios, o que significa uma redução de 33% em relação ao ano passado. Cinco municípios concentram os maiores números de casos suspeitos: Teresina, Cocal, Simões, Picos e Caldeirão Grande.

Enquanto no ano passado foram notificados apenas quatro casos suspeitos de zika vírus, em 2016, o estado já registrou 331.

Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 183 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e dois já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 183, treze seguem em investigação e 78 foram descartados.