contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Carreta da hanseníase atende em Sussuapara

A carreta é equipada com ambulatórios e equipamentos, onde profissionais capacitados realizam os testes de diagnóstico da hanseníase.

| quarta-feira, 1 julho , 2015

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara proporcionou a vinda da Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase”, que durante todo o dia de ontem, 30 de junho, ficou estacionada em frente ao Centro de Saúde Municipal, realizando testes para diagnóstico da doença junto à população.IMG_6746

A carreta é equipada com ambulatórios e equipamentos, onde profissionais capacitados realizam os testes de diagnóstico da hanseníase. De acordo com o secretário de Saúde, Naerton Moura, após a comprovação da doença através dos testes, os pacientes são encaminhados para o tratamento correto na rede pública de saúde, o que contribui também para evitar a transmissão da doença, que só acontece em estágio avançado e é interrompida 48 horas após o paciente iniciar o tratamento.

O secretário de Saúde disse ainda que além de identificar novos casos, o objetivo da ação é esclarecer a população em geral sobre o assunto: “Trata-se de uma doença com uma forte incidência entre as populações menos favorecidas, geralmente de escassos recursos e acesso restrito a tratamentos e informação” – comentou.IMG_6748

A DOENÇA
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida por bactéria. A doença é curável e deve ser tratada precocemente. A transmissão se dá através de contato com o doente não tratado, por meio de saliva ou espirro. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

CONFERÊNCIA
Acontecerá amanhã, dia 02, a IV Conferência Municipal de Saúde de Sussuapara, com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O evento terá início às 8 horas da manhã, no auditório da Prefeitura, onde os participantes vão debater diversos temas e aprovar diretrizes relacionadas ao setor.

Reportagem João Paulo Leal