contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Câmara de Pio IX aceita denúncia contra prefeito Silas Noronha

Gestor é investigado por suposto envolvimento em esquema de exploração sexual de adolescentes; comissão processante terá prazo para analisar o caso

| quarta-feira, 10 junho , 2026

A Câmara Municipal de Pio IX aprovou, na noite desta segunda-feira (9), o recebimento de uma denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Silas Noronha (PSD). A decisão abre caminho para a instauração de um processo que poderá culminar na cassação do mandato do gestor, que é investigado pela Polícia Civil do Piauí por suspeita de envolvimento em um esquema de exploração sexual de adolescentes.

A denúncia foi protocolada pelo ex-secretário municipal de Agricultura, Márcio Tercio Alencar, que deixou o cargo em maio após afirmar ter tomado conhecimento de que uma pessoa de sua família estaria entre as possíveis vítimas investigadas no caso.

Dos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal, seis votaram favoravelmente ao recebimento da denúncia, enquanto três parlamentares se abstiveram e dois não compareceram à sessão.

Com a admissibilidade aprovada, os vereadores realizaram o sorteio para definição da comissão processante que ficará responsável pela condução dos trabalhos. O colegiado será composto pelos vereadores Gabriel Noronha Canuto, Antonio Pedro de Alencar e Carlito Pedro de Alencar.

O prefeito deverá ser notificado oficialmente para apresentar defesa prévia no prazo de dez dias, além de indicar testemunhas e provas que considerar necessárias para sua defesa.

Ao final dos trabalhos da comissão, um relatório será encaminhado ao plenário da Câmara Municipal. Para que ocorra a cassação do mandato, será necessário o voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores da Casa.

Investigação criminal

As investigações contra Silas Noronha tiveram início após denúncias feitas pelo ex-funcionário da Prefeitura, Liedson Lopes. Em vídeos divulgados nas redes sociais, ele afirmou ter recebido dinheiro para aliciar adolescentes e organizar encontros envolvendo o prefeito.

As declarações deram origem a um inquérito conduzido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que apura possíveis crimes relacionados à exploração sexual de menores.

Em abril deste ano, Silas Noronha e seu sobrinho, Samuel Noronha, chegaram a ser presos temporariamente durante uma operação policial. Posteriormente, ambos obtiveram liberdade por decisão judicial.

Apesar de ter retornado ao cargo, o prefeito segue submetido a medidas cautelares determinadas pela Justiça, entre elas a proibição de manter contato com testemunhas ligadas à investigação.

CPI também apura possíveis irregularidades

Paralelamente ao processo de cassação, continua em andamento na Câmara Municipal uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar possíveis infrações político-administrativas atribuídas ao prefeito.

A comissão possui prazo de 90 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório final aos vereadores.

Enquanto isso, as investigações criminais seguem sob responsabilidade da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Piauí, que continuam reunindo elementos para esclarecer os fatos.

O espaço permanece aberto para manifestações da defesa do prefeito Silas Noronha.

Fonte: Cidade Verde