contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Atenção para as dicas de segurança durante as chuvas

A chegada do período das chuvas traz consigo raios e trovões e com eles oscilações no fornecimento de energia elétrica

| quarta-feira, 22 janeiro , 2014

Risco de descargas elétricas é maior durante o período chuvoso (Foto:Corpo de Bombeiros)

Risco de descargas elétricas é maior durante o período chuvoso (Foto:Corpo de Bombeiros)

A chegada do período das chuvas traz consigo raios e trovões e com eles oscilações no fornecimento de energia elétrica. O grande problema disso tudo é que também aumentam os riscos de prejuízos financeiros, pois os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser danificados.

De acordo com a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, alguns cuidados podem evitar avarias e garantir maior segurança aos moradores da casa. “Se houver incidência de raios, a orientação é que todos os eletrodomésticos sejam desligados, inclusive, os cabos das antenas parabólicas ligadas às TVs”, afirma.

Segundo Najra, durante as chuvas, deve-se evitar falar ao telefone fixo, pois pode haver uma descarga elétrica na fiação no momento em que a pessoa estiver usando o aparelho. “Já com os celulares, a única restrição é não usá-lo enquanto estiver carregando”, acrescenta.

A major do Corpo de Bombeiros alerta ainda como proceder em caso de alagamento. “Se os eletrodomésticos ainda não estiverem molhados com a invasão da água, eles devem ser desligados da tomada. Caso contrário, deve-se deixar o local imediatamente sem tocar os aparelhos”, orienta.