contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Artesanato do Piauí conquista o mundo

A próxima meta é colocar as peças em exposição nas cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo

| sexta-feira, 13 dezembro , 2013

A comunidade rural de Várzea Queimada, no município de Jaicós, no Piauí, vive um momento de transformação. As famílias aprenderam a tirar do campo a matéria-prima para produzir peças artesanais.

artesa-var555

Várzea Queimada fica escondida entre enormes paredões de pedra, em pleno sertão piauiense. O lugarejo é pequeno, onde moram menos de mil habitantes.

Viver no local é ter que se virar com o que for possível para fugir da seca. Quase todos os moradores aprenderam a tirar o sustento do campo, mais especificamente da palha de carnaúba, fibra vegetal farta na região.

As artesãs aprenderam o trançado habilidoso dentro de casa, desde pequenas, mas o que os moradores da comunidade não esperavam era que esse trabalho manual pudesse se transformar em obras de arte.

A Associação dos Artesãos de Várzea Queimada tem 35 pessoas, a maioria mulheres, mas os homens também têm os seus talentos reconhecidos. Eles transformam pneus velhos em vários tipos de objetos, como sandálias, colares, tapetes e objetos de decoração.

Hoje as peças são vendidas praticamente pelo dobro do preço de antes. “Hoje a gente exporta para quase todos os estados brasileiros, internacionalmente já mandamos para a França, temos peças na Espanha, Amsterdã e isso elevou nossa auto-estima e mudou nossa visão do que a gente produz”, diz Marcilene Barbosa, presidente da associação.

A próxima meta é colocar as peças em exposição nas cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo.

Fonte: G1 Piauí