contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Após assaltos, Banco do Brasil pode não reabrir em Pio IX

Desde que foi explodido por criminosos, a agência de Pio IX está fechada e especulações apontam que o Banco pode não reabrir

| segunda-feira, 6 novembro , 2017

Agência do Banco do Brasil foi explodida por grupo fortemente armado (Crédito: Reprodução)O município de Pio IX, que fica localizado a cerca de 434 km ao sul da capital Teresina, com uma população de pouco mais de 18.00 pessoas, vêm sofrendo nos últimos dias com a falta de circulação de dinheiro na cidade.

O dinheiro no caixa dos comerciantes tem se tornado raridade nos comércios, e para conseguir vender, o comerciante Antônio Florêncio Filho destaca que precisa apelar para a venda dos produtos em fiado. “ Vendo fiado, não para de vender fiado não, não for fiado não apura não, aí botei o fiado para ver se apura alguma coisa”.

Na feira livre da cidade, o tomate tem sido um produto difícil de se vender, como destaca o feirante Francisco Fagner de Sousa. “ Aqui a gente vendia uma caixa de tomate durante dois dias, hoje é três dias para vender meia caixa. A mercadoria volta todinha”.

A seca que assola o município de Pio IX nos últimos 6 anos, e o fechamento de uma fábrica de cimento no início de 2017, a principal fonte de renda da população passou a ser os benefícios do INSS e o Bolsa Família.

Para conseguirem sacar esse dinheiro, a fila na frente dos correios tem se tornado um fato constante, onde a fila já começa a se formar na noite anterior, como a dona de casa, Reginalda Domingos Arraes.

“Eu cheguei meia noite, eu fui a primeira pessoa a chegar, eu acho um absurdo muito grande, eu vim para cá porque eu não tenho coragem de ir pra Fronteiras, porque eu tenho medo de roubo e essas coisas, a gente fica aqui mas é morrendo de medo”, disse.

A população que chega as 3 da manhã no local de saque, não sabe que horas poderá estar em casa com o dinheiro, já que estão dependendo de outras pessoas que venham pagar contas na agência, para que as cédulas sejam repassadas de quem pagou para quem quer receber.

A aposentada Maria Otília Bezerra, falou sobre as dificuldades para se sacar o dinheiro na agência. “Às vezes sai fora de sistema, outra hora não tem dinheiro, outra hora só chega dinheiro quando os outros vem fazer pagamento aqui, é devagar”.

Francisca das Mercês Silva, aposentada, também destacou a situação crítica que o município vive nos últimos dias. “Eu acho um absurdo, uma humilhação para a terceira idade, para pobreza. Pio IX está em estado gravíssimo. ”

A dificuldade de se conseguir dinheiro em Pio IX está acontecendo desde o dia (04/10), quando foi assaltada a agência do Banco do Brasil, e no mesmo dia, também foram assaltadas a agencia lotérica e uma farmácia local.

Segundo informações da População, para conseguir realizar os três assaltos simultâneos, eram cerca de 15 bandidos, e parte deles ficou realizando disparos contra o GPM da Policia de Pio IX.

Dentro do banco, o teto ainda está quebrado, dentre outros estragos, e não há previsão de quando os reparos serão feitos, a incerteza também vale para a lotérica, que continua fechada.

Um caixa fácil foi instalado no município de Pio IX a uma semana, como alternativa, para que faça com que a população saque seu dinheiro e faça o dinheiro circular pela cidade.

A dona da lotérica e comerciante, Fábia Alencar Arraes, falou que já ouvia reclamações dos comerciantes da cidade, por causa da falta de dinheiro circulando. “A cidade está parada, não tem circulação de dinheiro, então é prejuízo para o comerciante, é prejuízo para as pessoas que recebem esse benefício”.

Com informações do G1 Piauí