contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Anatel libera 5G em mais de 20 municípios do Piauí

De acordo com o órgão, as prestadoras podem solicitar o licenciamento e ativação das estações de 5G a partir do dia 18 de março

| segunda-feira, 18 março , 2024

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou as operações da rede 5G em 21 cidades do Piauí. A decisão foi deliberada na última quarta-feira (13) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

De acordo com o órgão, as prestadoras podem solicitar o licenciamento e ativação das estações de 5G a partir do dia 18 de março.

Porém, a Anatel destaca que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nessas localidades. Cada prestadora precisará planejar individualmente a instalação das estações de quinta geração.

Segundo o Ministério das Comunicações, essa decisão segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku já foi iniciada pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (Siga Antenado). A conclusão das ações necessárias para a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS) também foi considerada, com a instalação de filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

A transmissão da TV por meio da Banda Ku promete proporcionar maior qualidade de áudio e vídeo, mais diversidade de conteúdo disponível, além de contar com uma antena parabólica menor e imune à interferência do 5G, representando um avanço significativo na infraestrutura de comunicação do país.

Kit Parabólica para CadÚnico

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências na faixa de 3,5 GHz.

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à entidade Siga Antenado.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.

Veja a lista completa das cidades do Piauí com instalação do 5G liberada:

Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alto Longá
Barro Duro
Boa Hora
Boqueirão do Piauí
Buriti dos Lopes
Cabeceiras do Piauí
Cocal
Cocal dos Alves
Dom Inocêncio
Lagoa do Barro do Piauí
Lagoinha do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Olho D’Água do Piauí
Passagem Franca do Piauí
Prata do Piauí
Queimada Nova
São Miguel da Baixa Grande
São Pedro do Piauí