contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Dia do Piauí 2026

Publicidade

Alagoinha do Piauí realiza VII Conferência de Assistência Social

Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência aconteceu na sede do CRAS e reuniu autoridades, profissionais da área e a comunidade

| sexta-feira, 25 julho , 2025

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a VII Conferência Municipal de Assistência Social, evento que marcou também a celebração dos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência aconteceu na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e reuniu autoridades, profissionais da área e membros da comunidade.

Abertura cultural e participação popular

A cerimônia de abertura contou com uma emocionante apresentação do Grupo Bem Viver dos Idosos, coordenado pelo professor Denis, responsável pelas atividades de Capoterapia no município. A performance encantou o público e deu início aos debates sobre os rumos da política de assistência social em Alagoinha.

Autoridades prestigiam o evento

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Otacílio, da primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina de Sá Bezerra, do vice-prefeito Cícero Cauã, do secretário de Educação, Nivaldo Rocha, do secretário de Agricultura, De Assis, além de profissionais da Assistência Social e representantes da sociedade civil.

Durante a conferência, os participantes debateram ações e estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência, com ênfase nos desafios enfrentados e conquistas ao longo dos 20 anos de existência do SUAS.

Fortalecendo o SUAS e os direitos sociais

A secretária municipal de Assistência Social, Pelva Fialho, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas eficazes:

“É muito importante a participação de todos nessa conferência, onde vamos discutir a política da assistência social em nosso município. Como secretária, meu compromisso é trabalhar para que todas as famílias tenham seus direitos assegurados pelos serviços e programas da Assistência,” afirmou Pelva.

O prefeito Dr. Pedro Otacílio elogiou a condução da conferência e o trabalho desenvolvido pela secretaria:

“Temos o dever de formular e coordenar estratégias para melhorar a qualidade de vida da nossa população. É um momento de alegria estarmos aqui reunidos com a equipe da Assistência Social e com a secretária Pelva, que vem realizando um excelente trabalho,” disse o gestor.

O vice-prefeito Cícero Cauã também expressou sua satisfação com os resultados da pasta:

“É gratificante ver os idosos e crianças participando ativamente das ações. Isso mostra o comprometimento da nossa gestão com o bem-estar da população.”

A secretária de Saúde e primeira-dama, Hortalina de Sá Bezerra, ressaltou o impacto positivo do trabalho social desenvolvido:

“A assistência social está trabalhando muito pelos nossos idosos, pelas crianças e pelas famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a direitos e programas que fazem a diferença.”

Um espaço de escuta e construção coletiva

A VII Conferência se consolidou como um espaço democrático de escuta, troca de experiências e formulação de propostas que visam fortalecer ainda mais a rede de proteção social no município de Alagoinha do Piauí.     

Fonte: Piauí em Foco