contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Estado – museu

Publicidade

Alagoinha do Piauí ganha nova poetisa

“Voz Poética” da jovem escritora Regivalda Sousa foi lançado oficialmente neste domingo em cerimônia bastante prestigiada realizada na Unidade Escolar Alencar Mota

| segunda-feira, 21 abril , 2014

A Academia de Letras de Alagoinha do Piauí realizou na noite de domingo (20/04) o lançamento oficial do livro “Voz Poética” da jovem escritora Regivalda Raimunda de Sousa, de 19 anos. Filha de pais agricultores, a poetisa, que sempre teve dificuldades de estudar devido a deficiência visual, cursa História na Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos.

Regivalda Sousa, poetisa - Foto; Cleiton Jarmes

Regivalda Sousa, poetisa – Foto; Cleiton Jarmes

Centenas de pessoas fizeram questão de prestigiar a noite de autógrafos que aconteceu na Unidade Escolar Alencar Mota. A cerimônia foi presidida pela vice-presidente da Academia de Letras de Alagoinha do Piauí, poetisa Fidélia Rocha, grande incentivadora da cultura alagoinhense e responsável pela concretização do sonho de Regivalda Sousa em publicar suas poesias.

Família de Regivalda Sousa - Foto; Cleiton Jarmes

Família de Regivalda Sousa – Foto; Cleiton Jarmes

“É uma vitória contra o analfabetismo, uma vitória contra aqueles que não gostam de ler e não gostam de estudar… Sabemos que a literatura é um dos pilares de sustentação da cultura de um povo. É o escritor, é o poeta, é o compositor que relata que registra o que acontece na sociedade em que vive. Imortalizando a sua gente como agentes da história”, lembrou Fidélia Rocha.

Poetisa Fidélia Rocha - Foto: Cleiton Jarmes

Poetisa Fidélia Rocha – Foto: Cleiton Jarmes

O secretário municipal de Educação, professor Márcio Ribeiro, parabenizou a nova escritora pela qualidade da obra lançada que arrancou elogias até mesmo de nomes renomados da literatura brasileira, como por exemplo, Raimundo Clementino Neto que assinou o prefácio. “(Uma obra) linda, riquíssima, um vocabulário belíssimo. Nosso município está ganhando mais uma escritora, e essa escritora está vindo de nossas escolas públicas. Isso mostra que quando o aluno realmente quer ele consegue”, destacou o gestor da Educação.

Márcio Ribeiro, secretario  de educação - Foto: Cleiton Jarmes

Márcio Ribeiro, secretario de educação – Foto: Cleiton Jarmes

A secretária de Saúde e primeira-dama, Hortalina Bezerra, comemorou o lançamento de mais um livro de uma poetisa alagoinhense que se junta a outras de dezenas de escritores que já publicaram suas obras ou estão em fase de lançamento. “Alagoinha do Piauí hoje amanheceu diferente porque nos acabamos de ver no semblante de cada pessoa aqui presente que aquele título (de município de analfabetismo elevado) que hora falávamos acabou. Isso por que, você é uma prova da riqueza literária do nosso município que está de parabéns por ganhar mais uma escritora”, ressaltou a primeira-dama.

Primeira-dama Hortalina Bezerra - Foto: Cleiton Jarmes

Primeira-dama Hortalina Bezerra – Foto: Cleiton Jarmes

A obra aborda os mais diversos temas do cotidiano como o amor, natureza, violência, a fome e a cultura, com destaque para o “São Gonçalo” dança folclórica religiosa tipicamente alagoinhense. Durante a cerimônia, Regivalda Sousa fez uma breve explanação das dificuldades enfrentadas até a publicação do livro e fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para a realização do sonho como os pais (Bernaldo Sinvaldo Cavalcante e Raimunda Eulina de Sousa), a irmã Reginalda Raimunda de Sousa e as professoras Valmira Sá e Fidélia Rocha que foram determinantes para sua entrada na vida literária. “Agradeço as pessoas que me incentivaram a escrever e me fizeram acreditar que o que eu colocava no papel servia para alguma coisa”.

Livro Voz Poética (2)

Clique AQUI e veja mais fotos!